Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JORNADA DE APRENDIZADOS PRÁTICOS COM A INTERLOCUÇÃO DA MATEMÁTICA E/COM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124882
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 3751
    "titulo" => "JORNADA DE APRENDIZADOS PRÁTICOS COM A INTERLOCUÇÃO DA MATEMÁTICA E/COM FÍSICA"
    "resumo" => "O propósito desse texto é trazer reflexões sobre o projeto de extensão "Matemática e/com Física: jornada de aprendizados práticos", realizado em parceria entre a UFPA e a UEPA, e que objetivou integrar as disciplinas de Física e Matemática no Ensino Médio por meio de atividades práticas e experimentais. A proposta buscou demonstrar que essas áreas, frequentemente percebidas como teóricas e abstratas, possuem diversas aplicações reais no cotidiano dos estudantes. A metodologia adotada enfatizou a aprendizagem ativa, com foco na experimentação, reflexão e colaboração entre estudantes e professores em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual do município de Castanhal-Pa. A fundamentação teórica baseou-se em Piaget, que defende a aprendizagem concreta, e em Vygotsky, que destaca a importância da interação social para o aprendizado. O projeto também seguiu os princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão propostos por Demo (2002) e alinhou-se às diretrizes da BNCC (2018), que promovem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Como resultado, o projeto gerou um ambiente de colaboração entre as instituições, docentes e discentes envolvidos, proporcionando a esses uma interlocução eficaz quanto as aprendizagens dos conhecimentos matemáticos e da Física, de forma prática e experimental, com aplicação no cotidiano. Além disso, o projeto também promoveu a integração entre as disciplinas, permitindo que os estudantes vissem a relação entre a Matemática com/e a Física de forma clara e objetiva, para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro acadêmico e em âmbito pessoal e profissional. Isso foi possível graças à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3751_TB248_30102025142939.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE CRISTINA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "julianecristina720@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124882
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 3751
    "titulo" => "JORNADA DE APRENDIZADOS PRÁTICOS COM A INTERLOCUÇÃO DA MATEMÁTICA E/COM FÍSICA"
    "resumo" => "O propósito desse texto é trazer reflexões sobre o projeto de extensão "Matemática e/com Física: jornada de aprendizados práticos", realizado em parceria entre a UFPA e a UEPA, e que objetivou integrar as disciplinas de Física e Matemática no Ensino Médio por meio de atividades práticas e experimentais. A proposta buscou demonstrar que essas áreas, frequentemente percebidas como teóricas e abstratas, possuem diversas aplicações reais no cotidiano dos estudantes. A metodologia adotada enfatizou a aprendizagem ativa, com foco na experimentação, reflexão e colaboração entre estudantes e professores em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual do município de Castanhal-Pa. A fundamentação teórica baseou-se em Piaget, que defende a aprendizagem concreta, e em Vygotsky, que destaca a importância da interação social para o aprendizado. O projeto também seguiu os princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão propostos por Demo (2002) e alinhou-se às diretrizes da BNCC (2018), que promovem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Como resultado, o projeto gerou um ambiente de colaboração entre as instituições, docentes e discentes envolvidos, proporcionando a esses uma interlocução eficaz quanto as aprendizagens dos conhecimentos matemáticos e da Física, de forma prática e experimental, com aplicação no cotidiano. Além disso, o projeto também promoveu a integração entre as disciplinas, permitindo que os estudantes vissem a relação entre a Matemática com/e a Física de forma clara e objetiva, para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro acadêmico e em âmbito pessoal e profissional. Isso foi possível graças à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3751_TB248_30102025142939.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE CRISTINA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "julianecristina720@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O propósito desse texto é trazer reflexões sobre o projeto de extensão "Matemática e/com Física: jornada de aprendizados práticos", realizado em parceria entre a UFPA e a UEPA, e que objetivou integrar as disciplinas de Física e Matemática no Ensino Médio por meio de atividades práticas e experimentais. A proposta buscou demonstrar que essas áreas, frequentemente percebidas como teóricas e abstratas, possuem diversas aplicações reais no cotidiano dos estudantes. A metodologia adotada enfatizou a aprendizagem ativa, com foco na experimentação, reflexão e colaboração entre estudantes e professores em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual do município de Castanhal-Pa. A fundamentação teórica baseou-se em Piaget, que defende a aprendizagem concreta, e em Vygotsky, que destaca a importância da interação social para o aprendizado. O projeto também seguiu os princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão propostos por Demo (2002) e alinhou-se às diretrizes da BNCC (2018), que promovem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Como resultado, o projeto gerou um ambiente de colaboração entre as instituições, docentes e discentes envolvidos, proporcionando a esses uma interlocução eficaz quanto as aprendizagens dos conhecimentos matemáticos e da Física, de forma prática e experimental, com aplicação no cotidiano. Além disso, o projeto também promoveu a integração entre as disciplinas, permitindo que os estudantes vissem a relação entre a Matemática com/e a Física de forma clara e objetiva, para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro acadêmico e em âmbito pessoal e profissional. Isso foi possível graças à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.