JORNADA DE APRENDIZADOS PRÁTICOS COM A INTERLOCUÇÃO DA MATEMÁTICA E/COM FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124882 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 3751 "titulo" => "JORNADA DE APRENDIZADOS PRÁTICOS COM A INTERLOCUÇÃO DA MATEMÁTICA E/COM FÍSICA" "resumo" => "O propósito desse texto é trazer reflexões sobre o projeto de extensão "Matemática e/com Física: jornada de aprendizados práticos", realizado em parceria entre a UFPA e a UEPA, e que objetivou integrar as disciplinas de Física e Matemática no Ensino Médio por meio de atividades práticas e experimentais. A proposta buscou demonstrar que essas áreas, frequentemente percebidas como teóricas e abstratas, possuem diversas aplicações reais no cotidiano dos estudantes. A metodologia adotada enfatizou a aprendizagem ativa, com foco na experimentação, reflexão e colaboração entre estudantes e professores em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual do município de Castanhal-Pa. A fundamentação teórica baseou-se em Piaget, que defende a aprendizagem concreta, e em Vygotsky, que destaca a importância da interação social para o aprendizado. O projeto também seguiu os princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão propostos por Demo (2002) e alinhou-se às diretrizes da BNCC (2018), que promovem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Como resultado, o projeto gerou um ambiente de colaboração entre as instituições, docentes e discentes envolvidos, proporcionando a esses uma interlocução eficaz quanto as aprendizagens dos conhecimentos matemáticos e da Física, de forma prática e experimental, com aplicação no cotidiano. Além disso, o projeto também promoveu a integração entre as disciplinas, permitindo que os estudantes vissem a relação entre a Matemática com/e a Física de forma clara e objetiva, para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro acadêmico e em âmbito pessoal e profissional. Isso foi possível graças à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3751_TB248_30102025142939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE CRISTINA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "julianecristina720@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124882 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 248 "inscrito_id" => 3751 "titulo" => "JORNADA DE APRENDIZADOS PRÁTICOS COM A INTERLOCUÇÃO DA MATEMÁTICA E/COM FÍSICA" "resumo" => "O propósito desse texto é trazer reflexões sobre o projeto de extensão "Matemática e/com Física: jornada de aprendizados práticos", realizado em parceria entre a UFPA e a UEPA, e que objetivou integrar as disciplinas de Física e Matemática no Ensino Médio por meio de atividades práticas e experimentais. A proposta buscou demonstrar que essas áreas, frequentemente percebidas como teóricas e abstratas, possuem diversas aplicações reais no cotidiano dos estudantes. A metodologia adotada enfatizou a aprendizagem ativa, com foco na experimentação, reflexão e colaboração entre estudantes e professores em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual do município de Castanhal-Pa. A fundamentação teórica baseou-se em Piaget, que defende a aprendizagem concreta, e em Vygotsky, que destaca a importância da interação social para o aprendizado. O projeto também seguiu os princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão propostos por Demo (2002) e alinhou-se às diretrizes da BNCC (2018), que promovem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Como resultado, o projeto gerou um ambiente de colaboração entre as instituições, docentes e discentes envolvidos, proporcionando a esses uma interlocução eficaz quanto as aprendizagens dos conhecimentos matemáticos e da Física, de forma prática e experimental, com aplicação no cotidiano. Além disso, o projeto também promoveu a integração entre as disciplinas, permitindo que os estudantes vissem a relação entre a Matemática com/e a Física de forma clara e objetiva, para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro acadêmico e em âmbito pessoal e profissional. Isso foi possível graças à dedicação e ao empenho de todos os envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3751_TB248_30102025142939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE CRISTINA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "julianecristina720@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }