Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIA DIDÁTICA INOVADORA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES COVALENTES: A DINÂMICA “QUEM SOU EU?”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de promover um reforço positivo na aprendizagem de conteúdos relacionados às ligações covalentes, frequentemente marcados por altos níveis de abstração e dificuldades conceituais por parte dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, foi projetado e implementado um recurso educacional gamificado, intitulado “Quem Sou Eu?”. A construção e aplicação do recurso foram fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982), que defende a importância da ancoragem de novos conhecimentos em estruturas cognitivas previamente estabelecidas, favorecendo a retenção e a compreensão dos conteúdos. Além disso, a proposta metodológica estruturou-se nas Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) (Bacich & Moran, 2018), as quais enfatizam a centralidade do estudante no processo educativo e incentivam práticas colaborativas e dinâmicas. O recurso desenvolvido consiste em cartas-desafio elaboradas no formato de charadas, organizadas em diferentes níveis de complexidade. Essas cartas propõem enigmas que incentivam os estudantes a identificar, com base em pistas e na distribuição eletrônica, os elementos químicos que compõem determinada molécula. A proposta favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, a consulta à Tabela Periódica e a mobilização de conhecimentos prévios. Após a identificação dos elementos, os discentes utilizaram coletes com os símbolos dos elementos químicos e botões que representavam os elétrons de valência, simulando de forma concreta a formação de moléculas por meio da chamada “moleculação humana”. As ligações covalentes foram representadas por interações corporais simbólicas, como o uso coordenado das mãos, dos pés e o contato entre as cabeças, possibilitando a visualização prática do compartilhamento de pares eletrônicos. Essa abordagem promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e lúdico, favorecendo o engajamento coletivo nas atividades propostas. O recurso integrou teoria e prática, facilitando a compreensão e retenção dos conteúdos de Química. Sua aplicação destacou o potencial das MAA e da gamificação como estratégias eficazes no ensino de Ciências.

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