Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO MASSIVE OPEN ONLINE COURSE -MOOC PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o uso dos Massive Open Online Course no fortalecimento da formação continuada de professores da Educação Básica, com foco na inclusão escolar. Os MOOC`s, são cursos online abertos que atendem a um grande número de pessoas ao mesmo tempo, com flexibilidade e interatividade digital. Nessa perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições dos MOOCs para a formação continuada de docentes na educação inclusiva, direcionada ao acolhimento dos estudantes com autismo na Educação Básica. Considerando que o acesso às tecnologias de ensino, viabilizado pelas Políticas Públicas Educacionais, deve fortalecer e expandir uma cultura inclusiva no ambiente escolar, para atender às diversidade. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa cuja metodologia apresentou uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e exploratória sistematizada, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura. As informações foram coletadas nas bases de dados da Biblioteca Digital de Tese e Dissertações, Scientific Electronic Library Online no portal de periódicos da CAPES e Google acadêmico, abrangendo publicações no período de 2018 a 2023 e idioma português. A fundamentação teórica embasou-se nas contribuições de Morais e Morgado(2017), Battestin e Santos (2022), Nascimento et al.(2022), Baggaley (2013) e Siemens e Silva (2014). Como resultado, levou-se em consideração a análise do conteúdo de Bardin (2016), que após a realização da leitura flutuante, foi possível classificar oito publicações específicas na pesquisa integrativa. Após a leitura de títulos e resumos, que atenderam aos objetivos da pesquisa, foram categorizadas em um quadro sinóptico contendo informações sobre plataforma, autor,ano, tipo de pesquisa, título, palavras-chaves e link de acesso. Os dados analisados permitiram concluir que os cursos autodiretivos para a formação de professores vem possibilitando o suprimento de carências da formação inicial, aprimorando a práxis pedagógica na perspectiva da educação inclusiva e melhorando o acolhimento da neurodiversidade no contexto escolar.

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