ENSINO DE MOVIMENTO OBLÍQUO COM VPYTHON: APRENDIZAGEM ATIVA POR MEIO DE SIMULAÇÕES E EXPERIMENTOS
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Este trabalho apresenta uma proposta didática que alia o uso de simulações interativas, desenvolvidas com a linguagem de programação Python no ambiente VPython/GlowScript, à experimentação prática, com o objetivo de tornar o ensino do movimento oblíquo mais acessível e estimulante. A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de Piaget (1975), que enfatiza a importância da aprendizagem ativa na construção do conhecimento, e de Silva e Pazim (2021), que destacam o papel das tecnologias digitais na mediação do saber científico. A proposta foi implementada com estudantes do ensino médio do IFSertãoPE, campus Petrolina, em quatro encontros presenciais e virtuais que incluíram aulas teóricas, exploração das simulações, discussão de materiais e construção dos experimentos. Os alunos participaram ativamente de todas as etapas do processo, desde a montagem dos dispositivos experimentais até a coleta e análise dos dados obtidos nos testes práticos e nas simulações computacionais. 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