MY MAPS APLICADO AO PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 2018 "titulo" => "MY MAPS APLICADO AO PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => "O Projeto de Vida (PV), introduzido no Novo Ensino Médio (NEM), tem enfrentado desafios devido à ausência de formação específica para os professores que o implementam. Neste contexto, a Cartografia Social (CS) e o uso do My Maps surgem como estratégias inovadoras para estimular a elaboração coletiva e interdisciplinar dos projetos de vida dos estudantes. Este trabalho apresenta uma experiência com 29 alunos da 2ª série do ensino médio regular em uma escola pública de Roraima, situada em área rural e periférica, durante o 3º bimestre de 2024. A pesquisa, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético de Karel Kosik, promoveu a criação de mapas colaborativos no My Maps, permitindo que os estudantes identificassem recursos e estratégias para alcançar seus objetivos. Apesar das dificuldades iniciais no uso da tecnologia e na organização das ideias, o processo incentivou reflexões críticas sobre o planejamento e a mobilização social. A interdisciplinaridade entre Geografia e PV foi essencial para relacionar conceitos teóricos à realidade dos estudantes, fortalecendo a construção de conhecimentos aplicados ao cotidiano. Os resultados destacam que a CS, associada ao My Maps, não apenas potencializa a alfabetização cartográfica, mas também promove o protagonismo estudantil e o empoderamento social no contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2018_TB107_17112025145406.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALES CHINCHIO NEVES" "autor_nome_curto" => "THALES" "autor_email" => "estudos@thalesneves.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 2018 "titulo" => "MY MAPS APLICADO AO PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => "O Projeto de Vida (PV), introduzido no Novo Ensino Médio (NEM), tem enfrentado desafios devido à ausência de formação específica para os professores que o implementam. Neste contexto, a Cartografia Social (CS) e o uso do My Maps surgem como estratégias inovadoras para estimular a elaboração coletiva e interdisciplinar dos projetos de vida dos estudantes. Este trabalho apresenta uma experiência com 29 alunos da 2ª série do ensino médio regular em uma escola pública de Roraima, situada em área rural e periférica, durante o 3º bimestre de 2024. A pesquisa, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético de Karel Kosik, promoveu a criação de mapas colaborativos no My Maps, permitindo que os estudantes identificassem recursos e estratégias para alcançar seus objetivos. Apesar das dificuldades iniciais no uso da tecnologia e na organização das ideias, o processo incentivou reflexões críticas sobre o planejamento e a mobilização social. A interdisciplinaridade entre Geografia e PV foi essencial para relacionar conceitos teóricos à realidade dos estudantes, fortalecendo a construção de conhecimentos aplicados ao cotidiano. Os resultados destacam que a CS, associada ao My Maps, não apenas potencializa a alfabetização cartográfica, mas também promove o protagonismo estudantil e o empoderamento social no contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2018_TB107_17112025145406.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALES CHINCHIO NEVES" "autor_nome_curto" => "THALES" "autor_email" => "estudos@thalesneves.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }