Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA E TDAH

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nota-se uma extensão nas queixas relacionadas às dificuldades escolares, as quais necessitam serem examinadas. Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a relevância da neurociência na formação do professor no processo de ensino aprendizagem de crianças com TEA e TDAH. Os professores buscam em sua caminhada profissional se qualificarem para contribuir no desenvolvimento dos estudantes, dirigir-se a neurociência para almejar novas técnicas de ensino da aprendizagem. Este estudo define-se pelo método investigativo, realizado através de uma abordagem qualitativa com procedimentos bibliográficos, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário aos professores do ensino fundamental dos anos iniciais, com objetivo de investigação, as análises dos dados foram apresentadas em tabelas. Os resultados apontaram que a neurociência estimula os mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. A neurociência pode ajudar a entender os princípios da cognição humana, é uma área multidisciplinar que foca na capacidade cognitiva do indivíduo, e que os professores buscam caminhos para enaltecer o ensino aprendizagem, melhorando o desempenho dos estudantes neurodivergentes, cabendo à equipe gestora investir mais em formação continuada nas perspectivas da importância da neurociência na prática pedagógica. As informações advindas dos profissionais qualificados poderão indicar quais as áreas preservadas e escassas, pois a neurociência permite aos professores compreender melhor o processo de aprendizagem. Assim, quanto maior o entendimento da relação entre cérebro-aprendizagem-comportamento, maior será a compreensão das dificuldades apresentadas, proporcionando de técnicas e estratégias de recursos para o desempenho da sua potencialidade de aprendizagem das crianças e adolescentes neurodivergentes.

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