DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CHÃO DA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127309 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5593 "inscrito_id" => 12267 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem educacional que busca afirmar práticas em sala de aula inclusivas, capazes de contemplar as diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos, conforme Zerbato e Mendes (2018). Essa abordagem, em diálogo com o ensino de literatura, pode, em um contexto interdisciplinar, promover processos para a aprendizagem que garantam o protagonismo dos estudantes, singulares e diversos, e sua autonomia, diante dos desafios propostos pelo contexto escolar (Agazzi, Buzzi e Marques, 2025). A comunicação oral, por meio do relato da experiência desenvolvida em uma turma do quinto ano do ensino fundamental de uma escola da Baixada Santista, pretende apresentar os principais resultados colhidos dessa trajetória, realizada a partir da leitura de As Panquecas de Mama Panya (2005) dentro de uma abordagem interdisciplinar e que buscou integrar conhecimentos da literatura, geografia, história e matemática. Amparada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, a sequência didática garantiu múltiplas formas de participação para os estudantes, buscando superar o ensino fragmentado. Por meio de narrativas diversas, os alunos puderam se identificar com diferentes personagens e situações, desenvolvendo, ao longo do processo, ações e reflexões críticas. Os resultados da experiência evidenciaram a importância de se manter nos contextos das aulas o diálogo entre “fazer” e “pensar”, como afirma Paulo Freire (2007), para que todos os estudantes possam ser agentes ativos na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12267_TB5593_17102025003210.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MARIA NOVAIS" "autor_nome_curto" => "ROSA" "autor_email" => "rosanovais@santos.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127309 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5593 "inscrito_id" => 12267 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E ENSINO DE LITERATURA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem educacional que busca afirmar práticas em sala de aula inclusivas, capazes de contemplar as diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos, conforme Zerbato e Mendes (2018). Essa abordagem, em diálogo com o ensino de literatura, pode, em um contexto interdisciplinar, promover processos para a aprendizagem que garantam o protagonismo dos estudantes, singulares e diversos, e sua autonomia, diante dos desafios propostos pelo contexto escolar (Agazzi, Buzzi e Marques, 2025). A comunicação oral, por meio do relato da experiência desenvolvida em uma turma do quinto ano do ensino fundamental de uma escola da Baixada Santista, pretende apresentar os principais resultados colhidos dessa trajetória, realizada a partir da leitura de As Panquecas de Mama Panya (2005) dentro de uma abordagem interdisciplinar e que buscou integrar conhecimentos da literatura, geografia, história e matemática. Amparada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, a sequência didática garantiu múltiplas formas de participação para os estudantes, buscando superar o ensino fragmentado. Por meio de narrativas diversas, os alunos puderam se identificar com diferentes personagens e situações, desenvolvendo, ao longo do processo, ações e reflexões críticas. Os resultados da experiência evidenciaram a importância de se manter nos contextos das aulas o diálogo entre “fazer” e “pensar”, como afirma Paulo Freire (2007), para que todos os estudantes possam ser agentes ativos na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12267_TB5593_17102025003210.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MARIA NOVAIS" "autor_nome_curto" => "ROSA" "autor_email" => "rosanovais@santos.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }