Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE LITERATURA: ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS EM TURMAS MULTISSERIADAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126115
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2757
    "inscrito_id" => 4875
    "titulo" => "ANÁLISE DE LITERATURA: ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS EM TURMAS MULTISSERIADAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em programas de pós-graduação stricto senso, a nível nacional, na área do ensino de matemática, mas precisamente em geometria em turmas multisseriadas. Tem como objetivo identificar como se apresenta nas pesquisas o ensino de geometria sobre Localização e Movimentação no Espaço em turmas de multissérie do ensino fundamental anos iniciais, foram pesquisados trabalhos de dissertações e teses em plataformas e sites oficiais como o Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi desenvolvida como qualitativa, cujos trabalhos são tratados a partir de uma análise interpretativa fazendo uso, como aporte teórico, dos próprios autores dos trabalhos selecionados que são Leão, Oliveira e Brant. Analisamos três trabalhos: “A realidade de entorno da escola e o processo ensino e aprendizagem: o caso de uma turma multiseriada em Vila Viegas/Rio Tajapuru/Melgaço /PA”, “Educação no Meio Rural: A Prática das Professoras Alfabetizadoras nas Classes Multisseriadas no Município de Indaiabira- Mg” e para a área de matemática foi “Programação nos Anos Iniciais: Uma Contribuição Para a Aprendizagem da Matemática”. buscou-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em turmas multisseriadas no ensino de geometria através da análise dessas pesquisas. A pesquisa evidencia a necessidade de aprofundar os estudos sobre o ensino de Geometria, com ênfase na temática da Localização e Movimentação no Espaço em turmas multisseriadas. Embora existam investigações sobre o tema, observa-se uma lacuna significativa quanto à exploração detalhada e aprofundada desse conteúdo nesse contexto educacional. Assim, é fundamental ampliar as pesquisas na área, visando ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas, capazes de atender às necessidades específicas dessas turmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4875_TB2757_23102025125751.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDELICY LACERDA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "WALDELICY"
    "autor_email" => "waldelicy.costa@breves.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126115
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2757
    "inscrito_id" => 4875
    "titulo" => "ANÁLISE DE LITERATURA: ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS EM TURMAS MULTISSERIADAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em programas de pós-graduação stricto senso, a nível nacional, na área do ensino de matemática, mas precisamente em geometria em turmas multisseriadas. Tem como objetivo identificar como se apresenta nas pesquisas o ensino de geometria sobre Localização e Movimentação no Espaço em turmas de multissérie do ensino fundamental anos iniciais, foram pesquisados trabalhos de dissertações e teses em plataformas e sites oficiais como o Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi desenvolvida como qualitativa, cujos trabalhos são tratados a partir de uma análise interpretativa fazendo uso, como aporte teórico, dos próprios autores dos trabalhos selecionados que são Leão, Oliveira e Brant. Analisamos três trabalhos: “A realidade de entorno da escola e o processo ensino e aprendizagem: o caso de uma turma multiseriada em Vila Viegas/Rio Tajapuru/Melgaço /PA”, “Educação no Meio Rural: A Prática das Professoras Alfabetizadoras nas Classes Multisseriadas no Município de Indaiabira- Mg” e para a área de matemática foi “Programação nos Anos Iniciais: Uma Contribuição Para a Aprendizagem da Matemática”. buscou-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em turmas multisseriadas no ensino de geometria através da análise dessas pesquisas. A pesquisa evidencia a necessidade de aprofundar os estudos sobre o ensino de Geometria, com ênfase na temática da Localização e Movimentação no Espaço em turmas multisseriadas. Embora existam investigações sobre o tema, observa-se uma lacuna significativa quanto à exploração detalhada e aprofundada desse conteúdo nesse contexto educacional. Assim, é fundamental ampliar as pesquisas na área, visando ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas, capazes de atender às necessidades específicas dessas turmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4875_TB2757_23102025125751.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDELICY LACERDA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "WALDELICY"
    "autor_email" => "waldelicy.costa@breves.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em programas de pós-graduação stricto senso, a nível nacional, na área do ensino de matemática, mas precisamente em geometria em turmas multisseriadas. Tem como objetivo identificar como se apresenta nas pesquisas o ensino de geometria sobre Localização e Movimentação no Espaço em turmas de multissérie do ensino fundamental anos iniciais, foram pesquisados trabalhos de dissertações e teses em plataformas e sites oficiais como o Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi desenvolvida como qualitativa, cujos trabalhos são tratados a partir de uma análise interpretativa fazendo uso, como aporte teórico, dos próprios autores dos trabalhos selecionados que são Leão, Oliveira e Brant. Analisamos três trabalhos: “A realidade de entorno da escola e o processo ensino e aprendizagem: o caso de uma turma multiseriada em Vila Viegas/Rio Tajapuru/Melgaço /PA”, “Educação no Meio Rural: A Prática das Professoras Alfabetizadoras nas Classes Multisseriadas no Município de Indaiabira- Mg” e para a área de matemática foi “Programação nos Anos Iniciais: Uma Contribuição Para a Aprendizagem da Matemática”. buscou-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em turmas multisseriadas no ensino de geometria através da análise dessas pesquisas. A pesquisa evidencia a necessidade de aprofundar os estudos sobre o ensino de Geometria, com ênfase na temática da Localização e Movimentação no Espaço em turmas multisseriadas. Embora existam investigações sobre o tema, observa-se uma lacuna significativa quanto à exploração detalhada e aprofundada desse conteúdo nesse contexto educacional. Assim, é fundamental ampliar as pesquisas na área, visando ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas, capazes de atender às necessidades específicas dessas turmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.