ANÁLISE DE LITERATURA: ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS EM TURMAS MULTISSERIADAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126115 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2757 "inscrito_id" => 4875 "titulo" => "ANÁLISE DE LITERATURA: ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS EM TURMAS MULTISSERIADAS" "resumo" => "Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em programas de pós-graduação stricto senso, a nível nacional, na área do ensino de matemática, mas precisamente em geometria em turmas multisseriadas. Tem como objetivo identificar como se apresenta nas pesquisas o ensino de geometria sobre Localização e Movimentação no Espaço em turmas de multissérie do ensino fundamental anos iniciais, foram pesquisados trabalhos de dissertações e teses em plataformas e sites oficiais como o Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi desenvolvida como qualitativa, cujos trabalhos são tratados a partir de uma análise interpretativa fazendo uso, como aporte teórico, dos próprios autores dos trabalhos selecionados que são Leão, Oliveira e Brant. Analisamos três trabalhos: “A realidade de entorno da escola e o processo ensino e aprendizagem: o caso de uma turma multiseriada em Vila Viegas/Rio Tajapuru/Melgaço /PA”, “Educação no Meio Rural: A Prática das Professoras Alfabetizadoras nas Classes Multisseriadas no Município de Indaiabira- Mg” e para a área de matemática foi “Programação nos Anos Iniciais: Uma Contribuição Para a Aprendizagem da Matemática”. buscou-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em turmas multisseriadas no ensino de geometria através da análise dessas pesquisas. A pesquisa evidencia a necessidade de aprofundar os estudos sobre o ensino de Geometria, com ênfase na temática da Localização e Movimentação no Espaço em turmas multisseriadas. Embora existam investigações sobre o tema, observa-se uma lacuna significativa quanto à exploração detalhada e aprofundada desse conteúdo nesse contexto educacional. Assim, é fundamental ampliar as pesquisas na área, visando ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas, capazes de atender às necessidades específicas dessas turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4875_TB2757_23102025125751.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDELICY LACERDA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "WALDELICY" "autor_email" => "waldelicy.costa@breves.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126115 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2757 "inscrito_id" => 4875 "titulo" => "ANÁLISE DE LITERATURA: ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO NO ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS EM TURMAS MULTISSERIADAS" "resumo" => "Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em programas de pós-graduação stricto senso, a nível nacional, na área do ensino de matemática, mas precisamente em geometria em turmas multisseriadas. Tem como objetivo identificar como se apresenta nas pesquisas o ensino de geometria sobre Localização e Movimentação no Espaço em turmas de multissérie do ensino fundamental anos iniciais, foram pesquisados trabalhos de dissertações e teses em plataformas e sites oficiais como o Catálogo de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi desenvolvida como qualitativa, cujos trabalhos são tratados a partir de uma análise interpretativa fazendo uso, como aporte teórico, dos próprios autores dos trabalhos selecionados que são Leão, Oliveira e Brant. Analisamos três trabalhos: “A realidade de entorno da escola e o processo ensino e aprendizagem: o caso de uma turma multiseriada em Vila Viegas/Rio Tajapuru/Melgaço /PA”, “Educação no Meio Rural: A Prática das Professoras Alfabetizadoras nas Classes Multisseriadas no Município de Indaiabira- Mg” e para a área de matemática foi “Programação nos Anos Iniciais: Uma Contribuição Para a Aprendizagem da Matemática”. buscou-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em turmas multisseriadas no ensino de geometria através da análise dessas pesquisas. A pesquisa evidencia a necessidade de aprofundar os estudos sobre o ensino de Geometria, com ênfase na temática da Localização e Movimentação no Espaço em turmas multisseriadas. Embora existam investigações sobre o tema, observa-se uma lacuna significativa quanto à exploração detalhada e aprofundada desse conteúdo nesse contexto educacional. Assim, é fundamental ampliar as pesquisas na área, visando ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas, capazes de atender às necessidades específicas dessas turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4875_TB2757_23102025125751.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDELICY LACERDA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "WALDELICY" "autor_email" => "waldelicy.costa@breves.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }