Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RACISMO E EUROCENTRISMO EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE LICENCIANDOS/AS EM BIOLOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Entendemos que a aproximação com o cotidiano escolar em cursos de formação docente, aliada a uma proposta comprometida com a diversidade cultural, poderia permitir uma rica interlocução para o avanço de uma preparação docente nessa perspectiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar relatos de experiências, desenvolvidas por licenciandos/as em Biologia, em atividades pedagógicas para estudantes da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com licenciandos/as em Biologia, da Universidade Federal de Sergipe, na forma de uma disciplina optativa de 60 horas, ministrada pela primeira autora do trabalho. Ao final da disciplina, os/as professores/as em formação inicial foram orientados/as a planejar, desenvolver e analisar uma oficina de três horas/aula, para estudantes da educação básica, abordando os temas racismo e/ou eurocentrismo. Como fonte de produção de dados, utilizamos os documentos elaborados pelos/as licenciandos/as, que se refere ao relato de suas respectivas experiências, entregues em arquivo digital, totalizando 07 documentos. A partir dos relatos, discutimos as impressões dos/as licenciandos/as, descritas na análise da oficina, quanto à participação dos/as estudantes; os aspectos positivos e negativos da proposta, apresentando o que faria diferente a partir da reflexão sobre a prática; a avaliação do que conseguiu cumprir em relação ao planejamento prévio, justificando o que não foi possível ser feito; a avaliação das possíveis decepções que tiveram com a experiência; as possíveis alegrias proporcionadas com a prática; e, por fim, a contribuição dessa vivência para a formação docente. Em suma, a oportunidade de discutir sobre racismo e eurocentrismo, em atividades pedagógicas voltadas para a educação básica, possibilitou, aos/às licenciandos/as, evidenciar a relevância da abordagem cultural na escola e pensar sobre os encaminhamentos práticos de desenvolvimento de propostas dessa natureza.

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