Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IFMAINCLUI: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O IFMAinclui é um projeto de pesquisa e inovação para desenvolvimento de uma agenda virtual voltada para as pessoas que possuem distúrbios ou/e transtorno de aprendizagem, visando ajudar na organização de tarefas, no avanço educacional, no desenvolvimento do estudante no âmbito escolar e na pontualidade com a entrega de atividades, em consonância com teóricos da aprendizagem como Lev Vygotsky e outros estudiosos na área de educação inclusiva. O projeto utilizou caráter aplicado para desenvolver um protótipo que teve feedbacks de usuários e educadores, demonstrando resultados positivos e apontando para a utilidade necessária no mundo escolar, na sociedade atual, na redução da sobrecarga no dia a dia, do estresse, da ansiedade, da pressão escolar, além de trazer uma melhoria na produtividade, na organização, no desempenho educacional e acadêmico. A metodologia adotada para desenvolvimento do protótipo inclui o uso de várias ferramentas que possam influenciar de maneira efetiva a concentração, gestão de prazos e atividades, além de facilitar a interação social. O protótipo demonstra potencial para se encaixar e ser um promissor aliado no combate contra a falta de inclusão na nossa sociedade, proporcionando a inclusão digital e educacional dos estudantes com distúrbios ou/e transtorno de aprendizagem. Ele também pode compor recursos de acessibilidade, como leitor de voz e lembretes personalizáveis, garantindo adaptabilidade às necessidades individuais. A agenda promove equidade educacional, reduzindo barreiras cognitivas e sociais, e serve como modelo para políticas públicas em educação inclusiva. Desta forma, este trabalho vem contribuindo para o campo das tecnologias assistivas ao mostrar uma solução inovadora, educacional e atual para um determinado grupo de pessoas que não podem ficar excluídas do meio educacional tecnológico, pois todos devem estar inclusos qualitativamente para o pleno desenvolvimento da aprendizagem.

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