PROJETO “RODA VIVA DE DIÁLOGOS CIRCULARES”: RESSIGNIFICANDO A UNIDADE CURRICULAR PROJETO DE VIDA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5448 "inscrito_id" => 11440 "titulo" => "PROJETO “RODA VIVA DE DIÁLOGOS CIRCULARES”: RESSIGNIFICANDO A UNIDADE CURRICULAR PROJETO DE VIDA" "resumo" => "Este resumo discorre o percurso de vivências desenvolvidas no âmbito do Projeto Roda Viva de Diálogos Circulares, implementado em 2024, com foco nos estudantes do Ensino Médio Integrado da Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz, em Floresta – PE. O referido projeto surge em contraposição aos ideiais mercadológicos, meritocráticos e empreendedores que alicerçam as bases teóricas da Unidade Curricular de Projeto de Vida, prevista no Currículo de Pernambuco do Ensino Médio. Apesar do contexto sinalizado, numa tentativa de sua ressignificação e de aproximação dos estudantes à formação humana e integral, o Roda Viva tem como objetivo conhecer histórias de vida de sujeitos da comunidade que superaram desafios numa área específica e contribuíram efetivamente para a coletividade, por intermédio de suas ações inspiradoras. Desse modo, o método história de vida, que se enquadra no referencial da metodologia qualitativa biográfica, foi escolhido como caminho metodológico fundamentado nas visões de Queiroz (1988), Lahire (2005), Souza (2006), Passegi (2021), entre outros olhares. Como principais resultados, destacam-se: realização de encontros em 360 graus contemplando temas de direitos humanos e de cidadania; consolidação do aprendizado proporcionado pelas histórias trazidas pelos atores sociais convidados; e, por fim, estudantes capazes de sentir/expressar razões, emoções e intencionalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11440_TB5448_26102025175859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE CARVALHO GOMINHO NOVAES" "autor_nome_curto" => "PAULO NOVAES" "autor_email" => "paulo_florestano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5448 "inscrito_id" => 11440 "titulo" => "PROJETO “RODA VIVA DE DIÁLOGOS CIRCULARES”: RESSIGNIFICANDO A UNIDADE CURRICULAR PROJETO DE VIDA" "resumo" => "Este resumo discorre o percurso de vivências desenvolvidas no âmbito do Projeto Roda Viva de Diálogos Circulares, implementado em 2024, com foco nos estudantes do Ensino Médio Integrado da Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz, em Floresta – PE. O referido projeto surge em contraposição aos ideiais mercadológicos, meritocráticos e empreendedores que alicerçam as bases teóricas da Unidade Curricular de Projeto de Vida, prevista no Currículo de Pernambuco do Ensino Médio. Apesar do contexto sinalizado, numa tentativa de sua ressignificação e de aproximação dos estudantes à formação humana e integral, o Roda Viva tem como objetivo conhecer histórias de vida de sujeitos da comunidade que superaram desafios numa área específica e contribuíram efetivamente para a coletividade, por intermédio de suas ações inspiradoras. Desse modo, o método história de vida, que se enquadra no referencial da metodologia qualitativa biográfica, foi escolhido como caminho metodológico fundamentado nas visões de Queiroz (1988), Lahire (2005), Souza (2006), Passegi (2021), entre outros olhares. Como principais resultados, destacam-se: realização de encontros em 360 graus contemplando temas de direitos humanos e de cidadania; consolidação do aprendizado proporcionado pelas histórias trazidas pelos atores sociais convidados; e, por fim, estudantes capazes de sentir/expressar razões, emoções e intencionalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11440_TB5448_26102025175859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE CARVALHO GOMINHO NOVAES" "autor_nome_curto" => "PAULO NOVAES" "autor_email" => "paulo_florestano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }