PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TDAH E TEA: CONSTRUINDO SUBSIDIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE DAS SÉRIES INICIAIS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126448 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3530 "inscrito_id" => 7104 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TDAH E TEA: CONSTRUINDO SUBSIDIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE DAS SÉRIES INICIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias pedagógicas eficazes para a alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma revisão bibliográfica. Com base nas informações obtidas, pretende-se elaborar um material que possa ser utilizado em cursos de aperfeiçoamento para docentes, dentro de programas de formação continuada, contribuindo para um ensino mais inclusivo e adaptado às necessidades desses alunos. A metodologia adotada consiste na análise de publicações científicas que abordam práticas pedagógicas baseadas no uso de múltiplos canais sensoriais (visuais, auditivos, táteis e cinestésicos) aplicadas em contextos educacionais para o desenvolvimento de habilidades emergentes de alfabetização. A literatura indica que crianças com TDAH e TEA frequentemente apresentam desafios na aprendizagem da leitura e escrita devido a dificuldades de atenção, processamento sensorial e interação social. Dessa forma, estratégias multissensoriais tornam-se fundamentais para favorecer a assimilação do conteúdo e o engajamento desses estudantes. Entre as abordagens analisadas, destacam-se aquelas que incorporam jogos educativos, música, movimento e experiências táteis, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Métodos que integram materiais concretos, tecnologia assistiva e estratégias individualizadas demonstram maior eficácia no desenvolvimento da alfabetização desses alunos. Com base na revisão realizada, propõe-se a elaboração de um guia prático para educadores, contendo diretrizes sobre metodologias e recursos pedagógicos eficazes no ensino de crianças com TDAH e TEA. O material visa orientar os docentes na adaptação de suas práticas de ensino, auxiliando no manejo comportamental e na promoção de um ambiente de aprendizagem acessível, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e fortalecendo a inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7104_TB3530_29102025190012.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICK PANTOJA LOBO" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "loboe78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126448 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3530 "inscrito_id" => 7104 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TDAH E TEA: CONSTRUINDO SUBSIDIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE DAS SÉRIES INICIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias pedagógicas eficazes para a alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma revisão bibliográfica. Com base nas informações obtidas, pretende-se elaborar um material que possa ser utilizado em cursos de aperfeiçoamento para docentes, dentro de programas de formação continuada, contribuindo para um ensino mais inclusivo e adaptado às necessidades desses alunos. A metodologia adotada consiste na análise de publicações científicas que abordam práticas pedagógicas baseadas no uso de múltiplos canais sensoriais (visuais, auditivos, táteis e cinestésicos) aplicadas em contextos educacionais para o desenvolvimento de habilidades emergentes de alfabetização. A literatura indica que crianças com TDAH e TEA frequentemente apresentam desafios na aprendizagem da leitura e escrita devido a dificuldades de atenção, processamento sensorial e interação social. Dessa forma, estratégias multissensoriais tornam-se fundamentais para favorecer a assimilação do conteúdo e o engajamento desses estudantes. Entre as abordagens analisadas, destacam-se aquelas que incorporam jogos educativos, música, movimento e experiências táteis, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Métodos que integram materiais concretos, tecnologia assistiva e estratégias individualizadas demonstram maior eficácia no desenvolvimento da alfabetização desses alunos. Com base na revisão realizada, propõe-se a elaboração de um guia prático para educadores, contendo diretrizes sobre metodologias e recursos pedagógicos eficazes no ensino de crianças com TDAH e TEA. O material visa orientar os docentes na adaptação de suas práticas de ensino, auxiliando no manejo comportamental e na promoção de um ambiente de aprendizagem acessível, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e fortalecendo a inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7104_TB3530_29102025190012.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICK PANTOJA LOBO" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "loboe78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }