DO SABER AO APRENDER SIGNIFICATIVO: O QUADRO SQA EM VISITAS GUIADAS AO MUSEU CPAHT.
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A pesquisa, de abordagem qualitativa, adotou a observação participante e a análise de registros desenhados/escritos dos alunos no Quadro SQA para investigar o nível de absorção do conhecimento durante a visita guiada, utilizando essa ferramenta tanto como estratégia pedagógica quanto como instrumento de avaliação. O estudo foi realizado em duas escolas, com turmas do 1º e 5º anos do Ensino Fundamental I, totalizando 63 alunos.Os resultados indicam que 90% dos alunos, tanto do 1º quanto do 5º ano, compreenderam o propósito da exposição do museu, identificaram os ritos e festas dos povos indígenas e assimilaram o conteúdo da exposição de arqueologia e de cultura popular do Museu CPAHT. Esses achados demonstram que a metodologia adotada não apenas fortaleceu os conhecimentos prévios dos estudantes, mas também tornou a visita guiada mais dinâmica e interativa, favorecendo um aprendizado mais significativo." 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