Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPEDIÇÃO DIGESTIVA: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127211
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5398
    "inscrito_id" => 13827
    "titulo" => "EXPEDIÇÃO DIGESTIVA: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino das Ciências da Natureza no Ensino Médio enfrenta desafios na integração de conceitos de Biologia, Química e Física, dificultando a compreensão dos estudantes. A fragmentação desses conteúdos pode comprometer a aprendizagem, exigindo abordagens interdisciplinares inovadoras. Diante disso, este estudo investiga a aplicabilidade de um jogo didático interdisciplinar como ferramenta para facilitar a assimilação do funcionamento do sistema digestório humano. Fundamentado em metodologias ativas e no ensino interdisciplinar, o jogo educativo foi desenvolvido para que os alunos percorressem as etapas do processo digestivo, enfrentando desafios conceituais relacionados às três disciplinas. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes, divididos em dois grupos: controle, submetido ao ensino tradicional, e experimental, que utilizou o jogo didático. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados e avaliações diagnósticas pré e pós-intervenção. Os resultados indicam que o grupo experimental apresentou um aumento médio de 72% no desempenho acadêmico, além de maior engajamento e interesse. Os participantes relataram que o jogo facilitou a compreensão dos conteúdos de forma dinâmica e integrada, estimulando a aprendizagem ativa. Além disso, a abordagem lúdica proporcionou um ambiente motivador, favorecendo a retenção do conhecimento. Esses achados corroboram pesquisas que defendem a gamificação como estratégia eficaz para aprimorar o ensino de Ciências da Natureza. Conclui-se que o uso de jogos didáticos interdisciplinares pode desempenhar um papel essencial na superação das dificuldades de aprendizagem, promovendo um ensino mais contextualizado, dinâmico e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13827_TB5398_30102025210457.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CÉSAR ROMAO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIO"
    "autor_email" => "juliocesar0610p@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127211
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5398
    "inscrito_id" => 13827
    "titulo" => "EXPEDIÇÃO DIGESTIVA: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino das Ciências da Natureza no Ensino Médio enfrenta desafios na integração de conceitos de Biologia, Química e Física, dificultando a compreensão dos estudantes. A fragmentação desses conteúdos pode comprometer a aprendizagem, exigindo abordagens interdisciplinares inovadoras. Diante disso, este estudo investiga a aplicabilidade de um jogo didático interdisciplinar como ferramenta para facilitar a assimilação do funcionamento do sistema digestório humano. Fundamentado em metodologias ativas e no ensino interdisciplinar, o jogo educativo foi desenvolvido para que os alunos percorressem as etapas do processo digestivo, enfrentando desafios conceituais relacionados às três disciplinas. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes, divididos em dois grupos: controle, submetido ao ensino tradicional, e experimental, que utilizou o jogo didático. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados e avaliações diagnósticas pré e pós-intervenção. Os resultados indicam que o grupo experimental apresentou um aumento médio de 72% no desempenho acadêmico, além de maior engajamento e interesse. Os participantes relataram que o jogo facilitou a compreensão dos conteúdos de forma dinâmica e integrada, estimulando a aprendizagem ativa. Além disso, a abordagem lúdica proporcionou um ambiente motivador, favorecendo a retenção do conhecimento. Esses achados corroboram pesquisas que defendem a gamificação como estratégia eficaz para aprimorar o ensino de Ciências da Natureza. Conclui-se que o uso de jogos didáticos interdisciplinares pode desempenhar um papel essencial na superação das dificuldades de aprendizagem, promovendo um ensino mais contextualizado, dinâmico e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13827_TB5398_30102025210457.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIO CÉSAR ROMAO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIO"
    "autor_email" => "juliocesar0610p@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino das Ciências da Natureza no Ensino Médio enfrenta desafios na integração de conceitos de Biologia, Química e Física, dificultando a compreensão dos estudantes. A fragmentação desses conteúdos pode comprometer a aprendizagem, exigindo abordagens interdisciplinares inovadoras. Diante disso, este estudo investiga a aplicabilidade de um jogo didático interdisciplinar como ferramenta para facilitar a assimilação do funcionamento do sistema digestório humano. Fundamentado em metodologias ativas e no ensino interdisciplinar, o jogo educativo foi desenvolvido para que os alunos percorressem as etapas do processo digestivo, enfrentando desafios conceituais relacionados às três disciplinas. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes, divididos em dois grupos: controle, submetido ao ensino tradicional, e experimental, que utilizou o jogo didático. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados e avaliações diagnósticas pré e pós-intervenção. Os resultados indicam que o grupo experimental apresentou um aumento médio de 72% no desempenho acadêmico, além de maior engajamento e interesse. Os participantes relataram que o jogo facilitou a compreensão dos conteúdos de forma dinâmica e integrada, estimulando a aprendizagem ativa. Além disso, a abordagem lúdica proporcionou um ambiente motivador, favorecendo a retenção do conhecimento. Esses achados corroboram pesquisas que defendem a gamificação como estratégia eficaz para aprimorar o ensino de Ciências da Natureza. Conclui-se que o uso de jogos didáticos interdisciplinares pode desempenhar um papel essencial na superação das dificuldades de aprendizagem, promovendo um ensino mais contextualizado, dinâmico e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.