Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE AULA NO ESPAÇO CASA: NARRATIVAS DE PAIS/RESPONSÁVEIS SOBRE O ENSINO REMOTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pandemia da Covid-19, impôs uma nova ordem social, principalmente no período mais intenso, durante o ano de 2020 e 2021. As instituições educacionais tiveram que repensar as estratégias de ensino, por meio do uso de tecnologias para garantir a continuidade do calendário escolar e processo de formação de todos os estudantes. O contexto familiar, durante o isolamento social, passou a ser o único local de estudo das crianças, uma vez que todas as escolas foram fechadas como medida de proteção à vida e para conter a propagação da pandemia. O objetivo desta pesquisa é analisar as narrativas de pais de estudantes do Ensino Fundamental I, da rede pública do município de Teixeira de Freitas – Bahia, a fim de identificar os sentidos atribuídos às experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas pelos seus, suas, filho (as) no contexto de isolamento social nos anos de 2020 e 2021 e os impactos percebidos por eles no processo de formação da criança e no retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi desenvolvida numa concepção qualitativa, caráter investigativo na modalidade narrativa, que tem por premissa o pesquisador busca conhecer a experiência dos participantes em relação ao fenômeno objeto da sua investigação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos científicos que versam sobre a temática, dentre eles Connelly e Clandinin(1995), Lopes(2018), Perez(2019), Parolin (2010), Orlandi (2007), Santos (2020); Silva e Sousa (2020). Os escritos de fala resultantes das entrevistas narrativas foram interpretados a partir da teoria da Análise de Discurso (AD). Os resultados evidenciam que os participantes percebem os impactos negativos da covid-19 na formação escolar e a necessidade de políticas públicas para atenuar os prejuízos gerados nesse contexto histórico. A relevância do projeto está em evidenciar as desigualdades educacionais reveladas pela pandemia, diante da dificuldade de adaptação familiar ao ensino. remoto.

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