Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAIXA MATEMÁGICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO (VAN HIELE): FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste estudo trazemos discussões acerca do ensino de Matemática, o objetivo é apresentar o processo de concepção, elaboração, desenvolvimento e aplicação de um recurso didático intitulado “Caixa Matemágica”. Esse recurso foi idealizado e formulado por duas alunas regularmente matriculadas no terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI de Educação de São Paulo e faz parte das atividades realizadas em encontros do grupo de extensão universitária Matemática em Movimento sob orientação e supervisão direta de duas professoras da Faculdade SESI-SP de Educação. A pesquisa desenvolvida ancorou-se teoricamente na abordagem dos níveis de pensamento geométrico proposta por Dina van Hiele-Geldof e Pierre Van Hiele, cujas ideias oferecem uma estrutura para o entendimento do desenvolvimento cognitivo dos alunos no campo da geometria. Além disso, utilizou-se como referência a proposta pedagógica prevista no currículo oficial da rede SESI de ensino, que valoriza o protagonismo do aluno na aprendizagem e a realização de aulas com utilização de diferentes abordagens metodológicas, dentre elas o uso de recursos pedagógicos para ensinar Matemática. A partir da teoria de pensamento geométrico proposta pelos Van Hiele e da definição de Laboratório para o ensino de Matemática por Lorenzato (2009), a proposta estava centrada em buscar um aprofundamento na validade da elaboração do recurso, bem como na eficácia de sua aplicação em contextos educacionais reais. Ao longo de todo o processo investigativo, foi possível inferir objetivos pedagógicos subjacentes ao uso da caixa matemágica, assim como analisar de maneira crítica os resultados obtidos por meio de aplicações-teste realizadas com turmas compostas por alunos com diferentes níveis de compreensão matemática, revelando potencialidades e desafios do uso desse recurso no cotidiano escolar.

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