A FORÇA DA NARRATIVA: COMO A “TENDA DO CONTO” PODE FORTALECER A RESILIÊNCIA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128454 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8475 "inscrito_id" => 6209 "titulo" => "A FORÇA DA NARRATIVA: COMO A “TENDA DO CONTO” PODE FORTALECER A RESILIÊNCIA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "O ingresso na universidade pode ser um período desafiador para muitos estudantes, que enfrentam dificuldades na adaptação ao novo ritmo de estudos e às responsabilidades acadêmicas, que combinadas com as descobertas e pressões do ambiente universitário, podem gerar insegurança, desânimo e até desistências precoces. Portanto, é importante realizar ações que promovam sua resiliência e sucesso na graduação. Nessa perspectiva o relato a seguir descreve experiência realizada em março de 2024, junto aos graduandos do primeiro semestre do curso de pedagogia, quando se utilizou a atividade “Tenda do Conto” como prática educativa voltada para a inclusão, a autonomia, o protagonismo, a escuta e a formação de vínculos dos educandos. Inspirada nos princípios de Paulo Freire, essa prática dialógica e participativa permitiu que os estudantes compartilhassem suas histórias de vida. Criou-se um ambiente acolhedor, aconchegante e poético, que simulava uma sala de estar, onde além da mesa com os objetos trazidos pelas condutoras da tenda se tinha uma cadeira de balanço coberta por uma manta e quem se sentiu à vontade foi convidado a sentar-se na cadeira, e a partir de um objeto disposto sobre a mesa, e que possuísse uma significação para si, contasse algo sobre sua vida e como esse fato, afeta ou afetou seu processo de aprendizagem, seu fazer, o ser e estar na Universidade. A atividade foi uma oportunidade de aproximação, escuta ativa e ressignificação de experiências, promovendo o fortalecimento emocional e a humanização do cuidado, ampliando os espaços de escuta, revigorando o cuidar do outro de maneira acolhedora contribuindo para o fortalecimento emocional dos estudantes. Não há uma formula correta para realizar a Tenda do Conto, pois, o que vai importar é o respeito, apreço e sensibilidade para escutar e perceber que cada narrativa é única e reflete a singularidade de cada pessoa e sua história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6209_TB8475_16102025085613.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCELIA MARIA ALMEIDA SALES" "autor_nome_curto" => "FRANCELIA" "autor_email" => "fran2429@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128454 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8475 "inscrito_id" => 6209 "titulo" => "A FORÇA DA NARRATIVA: COMO A “TENDA DO CONTO” PODE FORTALECER A RESILIÊNCIA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "O ingresso na universidade pode ser um período desafiador para muitos estudantes, que enfrentam dificuldades na adaptação ao novo ritmo de estudos e às responsabilidades acadêmicas, que combinadas com as descobertas e pressões do ambiente universitário, podem gerar insegurança, desânimo e até desistências precoces. Portanto, é importante realizar ações que promovam sua resiliência e sucesso na graduação. Nessa perspectiva o relato a seguir descreve experiência realizada em março de 2024, junto aos graduandos do primeiro semestre do curso de pedagogia, quando se utilizou a atividade “Tenda do Conto” como prática educativa voltada para a inclusão, a autonomia, o protagonismo, a escuta e a formação de vínculos dos educandos. Inspirada nos princípios de Paulo Freire, essa prática dialógica e participativa permitiu que os estudantes compartilhassem suas histórias de vida. Criou-se um ambiente acolhedor, aconchegante e poético, que simulava uma sala de estar, onde além da mesa com os objetos trazidos pelas condutoras da tenda se tinha uma cadeira de balanço coberta por uma manta e quem se sentiu à vontade foi convidado a sentar-se na cadeira, e a partir de um objeto disposto sobre a mesa, e que possuísse uma significação para si, contasse algo sobre sua vida e como esse fato, afeta ou afetou seu processo de aprendizagem, seu fazer, o ser e estar na Universidade. A atividade foi uma oportunidade de aproximação, escuta ativa e ressignificação de experiências, promovendo o fortalecimento emocional e a humanização do cuidado, ampliando os espaços de escuta, revigorando o cuidar do outro de maneira acolhedora contribuindo para o fortalecimento emocional dos estudantes. Não há uma formula correta para realizar a Tenda do Conto, pois, o que vai importar é o respeito, apreço e sensibilidade para escutar e perceber que cada narrativa é única e reflete a singularidade de cada pessoa e sua história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6209_TB8475_16102025085613.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCELIA MARIA ALMEIDA SALES" "autor_nome_curto" => "FRANCELIA" "autor_email" => "fran2429@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }