EDUCAÇÃO E AS CORPOREIDADES DAS DIFERENTES ORIENTAÇÕES SEXUAIS E DE GÊNERO
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Com base na abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty e em diálogo com autores como Judith Butler e Guacira Louro, o estudo buscou uma aproximação com as corporeidades das diferentes orientações sexuais e de gênero e entender como elas experienciam o espaço escolar e universitário, mapeando formas de silenciamento, exclusão e resistência. A metodologia envolveu rodas de conversa, relatos de experiência e análise documental, tanto do Projeto Político-Pedagógico (PPC) do curso quanto dos TCCs produzidos. As narrativas dos discentes, entrelaçadas às experiências do próprio pesquisador, permitiram a emergência de sentidos sobre o viver-se enquanto sujeito de existências afirmativas, muitas vezes invisibilizadas nas práticas educativas. Os resultados indicam que, embora haja iniciativas que tensionem a norma heterocisgênera, todavia persistem lacunas na inserção efetiva dessas temáticas no currículo formativo. Embora a escola, ainda marcada por padrões normativos, limite a expressão dos diferentes modos de existências com suas múltiplas identidades, ela também pode se mostrar como espaço de resistência, possibilidades e potencialidades. O estudo reforça a urgência de políticas formativas comprometidas com escuta sensível, acolhimento e elaboração crítica das corporeidades das diferentes orientações sexuais e de gênero presentes no âmbito escolar e universitário, a fim de promover uma educação mais inclusiva, equitativa e plural." 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