Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE 13 A 17 ANOS DO ENSINO BÁSICO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE JIJOCA DE JERICOACOARA, BRASIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A sociedade contemporânea enfrenta desafios relacionados às atitudes, comportamentos e ações dos adolescentes, que resultam em situações de vulnerabilidade emocional e social. Esse fenômeno, caracterizado por questões complexas de saúde mental, tem se tornado uma preocupação crescente, impactando profundamente o desenvolvimento, a aprendizagem e a qualidade de vida dos jovens no ensino básico (Santos; Gondim, 2021). Diante desse cenário, essa pesquisa se propõe a investigar as perceções dos estudantes do Ensino Básico de Escolas Públicas em Jijoca de Jericoacoara, no Brasil, sobre saúde mental na adolescência. O estudo também busca comparar as perceções dos estudantes com as percepções de suas famílias e professores, visando identificar pontos de convergência e divergência que contribuam para uma compreensão mais integrada do fenômeno, saúde mental na adolescência. A metodologia utilizada nesta investigação foi mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas para oferecer uma visão ampla do fenómeno em estudo. Na recolha de dados, foi aplicado um roteiro de perguntas que incluiu perguntas objetivas e subjetivas para recolher dados quantitativos e qualitativos, permitindo analisar as perceções dos participantes sobre a saúde mental dos adolescentes . Os participantes incluíram estudantes do ensino básico de escolas públicas, suas famílias e professores, totalizando um grupo diversificado que ofereceu uma multiplicidade de perspetivas sobre o tema. A seleção dos participantes foi realizada por meio de amostragem intencional, garantindo a representatividade de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Os resultados mostraram que os estudantes veem a saúde mental como um aspecto importante, embora ainda rodeado de estigmas e falta de compreensão. Famílias e professores reconheceram a relevância do tema, mas relataram dificuldades em oferecer o suporte adequado aos adolescentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de mais diálogo e apoio especializado nas escolas, além de estratégias educativas que envolvam toda a comunidade escolar para promover um ambiente mais acolhedor e informativo.

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