CONSCIÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA E IDENTIDADE CULTURAL: O MUSEU COMO BIOMA FÍSICO E SOCIAL DE TRAVESSIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126360 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3343 "inscrito_id" => 10168 "titulo" => "CONSCIÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA E IDENTIDADE CULTURAL: O MUSEU COMO BIOMA FÍSICO E SOCIAL DE TRAVESSIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM\u{A0}DE\u{A0}PORTUGUÊS" "resumo" => "Este trabalho discorre sobre a formação da consciência sociolinguística no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, explorando as interconexões entre identidade linguística, cultura e memória. Partindo do pressuposto de que o ensino de língua materna deve transcender a mera transmissão de normas gramaticais, defende-se uma abordagem crítica e reflexiva, valorizando a diversidade linguística e cultural. Assim, o estudo aqui apresentado utiliza três museus do Estado de Pernambuco - Museu Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão e Museu do Homem do Nordeste - como biomas físicos e sociais de travessia no processo de ensino e aprendizagem de Português, integrando perspectivas artísticas, históricas e culturais ao ensino de língua. A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque transdisciplinar, e os dados são analisados à luz de teóricos como Freire (1967), Labov (1972), Soares (2003), Bakhtin (1984), Bagno (1999), Moita Lopes (2006) e Geraldi (1984). Desse modo, busca-se apresentar como as vivências no museu podem contribuir para a reflexão dos estudantes sobre suas identidades linguísticas e culturais, promovendo um ensino mais significativo e contextualizado, apresentando resultados que evidenciam fenômenos sociolinguísticos que possibilitam a proposição de realização de aulas de língua portuguesa "in loco". O objetivo deste trabalho é, portanto, defender que experiências vivenciadas em museus enriquecem o ensino de língua materna, promovendo uma educação inclusiva e equitativa, alinhada aos princípios de uma educação libertadora e transformadora, conforme defendido por autores como Freire (1969), Kleiman (1995), Rojo (2012) e Tavares (2024). Ao integrar o museu como espaço de travessia no processo de ensino e aprendizagem, os resultados reforçam a importância da consciência sociolinguística e da valorização da identidade cultural na formação de cidadãos críticos e conscientes, problematizando as visitações sem objetivo específico voltado aos fenômenos linguísticos, vislumbrando a heterogeneidade linguística na dimensão cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10168_TB3343_30102025111450.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA GUILHERME PEREIRA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoriaguilherme1997@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126360 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3343 "inscrito_id" => 10168 "titulo" => "CONSCIÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA E IDENTIDADE CULTURAL: O MUSEU COMO BIOMA FÍSICO E SOCIAL DE TRAVESSIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM\u{A0}DE\u{A0}PORTUGUÊS" "resumo" => "Este trabalho discorre sobre a formação da consciência sociolinguística no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, explorando as interconexões entre identidade linguística, cultura e memória. Partindo do pressuposto de que o ensino de língua materna deve transcender a mera transmissão de normas gramaticais, defende-se uma abordagem crítica e reflexiva, valorizando a diversidade linguística e cultural. Assim, o estudo aqui apresentado utiliza três museus do Estado de Pernambuco - Museu Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão e Museu do Homem do Nordeste - como biomas físicos e sociais de travessia no processo de ensino e aprendizagem de Português, integrando perspectivas artísticas, históricas e culturais ao ensino de língua. A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque transdisciplinar, e os dados são analisados à luz de teóricos como Freire (1967), Labov (1972), Soares (2003), Bakhtin (1984), Bagno (1999), Moita Lopes (2006) e Geraldi (1984). Desse modo, busca-se apresentar como as vivências no museu podem contribuir para a reflexão dos estudantes sobre suas identidades linguísticas e culturais, promovendo um ensino mais significativo e contextualizado, apresentando resultados que evidenciam fenômenos sociolinguísticos que possibilitam a proposição de realização de aulas de língua portuguesa "in loco". O objetivo deste trabalho é, portanto, defender que experiências vivenciadas em museus enriquecem o ensino de língua materna, promovendo uma educação inclusiva e equitativa, alinhada aos princípios de uma educação libertadora e transformadora, conforme defendido por autores como Freire (1969), Kleiman (1995), Rojo (2012) e Tavares (2024). Ao integrar o museu como espaço de travessia no processo de ensino e aprendizagem, os resultados reforçam a importância da consciência sociolinguística e da valorização da identidade cultural na formação de cidadãos críticos e conscientes, problematizando as visitações sem objetivo específico voltado aos fenômenos linguísticos, vislumbrando a heterogeneidade linguística na dimensão cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10168_TB3343_30102025111450.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA GUILHERME PEREIRA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoriaguilherme1997@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }