Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AMBIENTAL PARA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DE APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES COM AUTISMO: CAMINHOS POSSÍVEIS NOS CURSOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA NO IFBA-BRUMADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam muitos desafios, dois deles são os mais comuns: a comunicação e a interação social, os quais pelas suas ausências são fontes de restrições sob o ponto de vista da competência social. Assim, qual a forma de ofertar conhecimentos significativos para indivíduos com TEA? Como estas pessoas podem demonstrar suas aprendizagens? Diante da particularidade de cada pessoa e das diferenças comportamentais que apresentam, surge a necessidade da busca por novos métodos de intervenção que possibilitem um processo de aprendizagem mais significativo e fomentador da autonomia individual de estudantes com TEA. Surge o interesse de pesquisar uma nova metodologia que apresente práticas pedagógicas que incluam significativamente as pessoas identificadas com o diagnóstico do TEA. Tomando como base teórica conteúdos para educação ambiental, o objetivo principal deste trabalho é compreender quais ações pedagógicas e propostas metodológicas diferenciadas podem ajudar a inclusão de maneira produtiva nos procedimentos escolares para alunos autistas, a fim de destacar quais fatores auxiliam para que esses estudantes avancem no conhecimento teórico-prático a partir do próprio ambiente e em construção autônoma de maneira que sejam especificadas as possibilidades interativas desses estudantes no cotidiano desenvolvimento das atividades curriculares no contexto escolar. O referencial teórico foi produzido sob a ótica dos marcos legais das políticas de inclusão (BRASIL/MEC) e de estudiosos que defendem a aprendizagem autônoma como Freire (1996) e Brandão (1981), bem como discussões sobre inclusão com Mantoan (2020), refletindo sobre os discursos das múltiplas formas de aprendizados, sem se prender em um único modelo de educação padronizados em salas de aulas fechadas, mas no livre explorar do novo, sem esteriótipos, apresentando a libertação que o conhecimento traz para a vida dos que são negligenciados socialmente pela ausência de uma inclusão que urge em fazer-se real.

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