Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÃO VERBAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS DE GRAVATÁ: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De acordo com Freire (2013), a comunicação é uma das principais funções da linguagem, essencial para compreender e ser compreendido. Segundo Orrú (2012), é por meio da linguagem que o indivíduo interage socialmente e culturalmente, desenvolvendo seu envolvimento social e sua própria identidade. No entanto, quando limitada, impede o desenvolvimento pleno das crianças atípicas e não verbais. Contudo, o Transtorno do Espectro Autista, segundo Montenegro et al. (2021) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada pelo déficit na comunicação, padrões restritos e repetitivos no comportamento, interesses e atividades. Nesse contexto, a Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), consiste em um sistema de comunicação formado por estratégias e ferramentas que visa facilitar a comunicação de indivíduos com necessidades comunicativas complexas. Seu uso permite que o aluno expresse suas vontades, sentimentos e necessidades, promovendo uma maior integração social e acadêmica. Entretanto, a ausência desta ferramenta dificulta a comunicação, comprometendo a interação social, que termina por implicar no processo educacional pleno da criança. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo com abordagem etnográfica, e base bibliográficas, realizada em uma escola municipal de Gravatá-PE. A pesquisa teve como objetivo principal promover por meio dos instrumentos de observação, entrevistas diretas e análise de dados, a popularização da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) como estratégia de redução dos desafios relacionados ao processo de alfabetização das crianças atípicas, com embasamento também nos autores Proença e Foltran (2025) sobre o uso desta ferramenta. Os resultados demonstram que há dificuldades em encontrar recursos adequados para trabalhar com a criança e na estrutura da escola, que limita o espaço de desenvolvimento do aluno não verbal. Além disso, a ausência da formação continuada e falta de conhecimento sobre o que é a CAA implica ainda mais para o processo de inclusão no ambiente escolar.

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