Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CAMPUS VALENÇA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127055
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5055
    "inscrito_id" => 13710
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CAMPUS VALENÇA"
    "resumo" => "Este estudo investigou as contribuições da formação pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Valença, a partir da percepção de professores egressos nas práticas docentes dos egressos, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. A formação docente é essencial para a qualidade da educação, conforme destacam a LDB (2023) e a BNCC (2018), que enfatizam a integração entre conhecimentos científicos e pedagógicos. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, baseou-se em aplicação de questionários, realização de entrevistas semiestruturadas e observação das aulas de seis professores egressos atuantes em escolas públicas de Valença do Piauí. O referencial teórico incluiu autores como Saviani (2009), Imbernón (2011) e Perrenoud (1999), que discutem a importância da integração teoria-prática e da construção da identidade docente. Os resultados revelaram que os estágios supervisionados e programas institucionais como PIBID foram fundamentais para o desenvolvimento das competências docentes. No entanto, desafios como a falta de recursos e o período pandêmico limitaram algumas experiências práticas. Os egressos destacaram a relevância de disciplinas pedagógicas e metodologias ativas, mas sugeriram maior carga horária para atividades práticas e interdisciplinares. Logo, a formação pedagógica ofertada pelo Licenciatura de Ciências Biológicas do IFPI, Campus Valença, forneceu bases teóricas e práticas significativas, embora haja espaço para aprimoramentos, como a ampliação de vivências em sala de aula e a integração de tecnologias educacionais. O estudo reforçou a necessidade de uma formação contínua e contextualizada, alinhada às demandas da educação contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13710_TB5055_20102025182445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IALA ROSELY SILVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IALA ROSELY"
    "autor_email" => "ialaroselybg@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127055
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5055
    "inscrito_id" => 13710
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CAMPUS VALENÇA"
    "resumo" => "Este estudo investigou as contribuições da formação pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Valença, a partir da percepção de professores egressos nas práticas docentes dos egressos, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. A formação docente é essencial para a qualidade da educação, conforme destacam a LDB (2023) e a BNCC (2018), que enfatizam a integração entre conhecimentos científicos e pedagógicos. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, baseou-se em aplicação de questionários, realização de entrevistas semiestruturadas e observação das aulas de seis professores egressos atuantes em escolas públicas de Valença do Piauí. O referencial teórico incluiu autores como Saviani (2009), Imbernón (2011) e Perrenoud (1999), que discutem a importância da integração teoria-prática e da construção da identidade docente. Os resultados revelaram que os estágios supervisionados e programas institucionais como PIBID foram fundamentais para o desenvolvimento das competências docentes. No entanto, desafios como a falta de recursos e o período pandêmico limitaram algumas experiências práticas. Os egressos destacaram a relevância de disciplinas pedagógicas e metodologias ativas, mas sugeriram maior carga horária para atividades práticas e interdisciplinares. Logo, a formação pedagógica ofertada pelo Licenciatura de Ciências Biológicas do IFPI, Campus Valença, forneceu bases teóricas e práticas significativas, embora haja espaço para aprimoramentos, como a ampliação de vivências em sala de aula e a integração de tecnologias educacionais. O estudo reforçou a necessidade de uma formação contínua e contextualizada, alinhada às demandas da educação contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13710_TB5055_20102025182445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IALA ROSELY SILVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IALA ROSELY"
    "autor_email" => "ialaroselybg@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investigou as contribuições da formação pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Valença, a partir da percepção de professores egressos nas práticas docentes dos egressos, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. A formação docente é essencial para a qualidade da educação, conforme destacam a LDB (2023) e a BNCC (2018), que enfatizam a integração entre conhecimentos científicos e pedagógicos. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, baseou-se em aplicação de questionários, realização de entrevistas semiestruturadas e observação das aulas de seis professores egressos atuantes em escolas públicas de Valença do Piauí. O referencial teórico incluiu autores como Saviani (2009), Imbernón (2011) e Perrenoud (1999), que discutem a importância da integração teoria-prática e da construção da identidade docente. Os resultados revelaram que os estágios supervisionados e programas institucionais como PIBID foram fundamentais para o desenvolvimento das competências docentes. No entanto, desafios como a falta de recursos e o período pandêmico limitaram algumas experiências práticas. Os egressos destacaram a relevância de disciplinas pedagógicas e metodologias ativas, mas sugeriram maior carga horária para atividades práticas e interdisciplinares. Logo, a formação pedagógica ofertada pelo Licenciatura de Ciências Biológicas do IFPI, Campus Valença, forneceu bases teóricas e práticas significativas, embora haja espaço para aprimoramentos, como a ampliação de vivências em sala de aula e a integração de tecnologias educacionais. O estudo reforçou a necessidade de uma formação contínua e contextualizada, alinhada às demandas da educação contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.