FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ATUAÇÃO EM ESCOLAS INDÍGENAS: DESAFIOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128218 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7891 "inscrito_id" => 16588 "titulo" => "FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ATUAÇÃO EM ESCOLAS INDÍGENAS: DESAFIOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as práticas relacionadas à formação de professores para atuação em escolas indígenas, com foco na interculturalidade no ensino das línguas originárias e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nesses contextos. Parte-se da compreensão de que a educação voltada para povos indígenas exige uma abordagem que respeite suas especificidades culturais, linguísticas e epistemológicas, contribuindo para a construção de uma escola que seja, de fato, um espaço de afirmação identitária e resistência. O referencial teórico-metodológico do estudo está ancorado em autores que discutem a interculturalidade e a educação indígena sob uma perspectiva crítica. Daniel Munduruku (2008) propõe uma educação que valorize os saberes indígenas e combata os estereótipos historicamente enraizados na sociedade. Ailton Krenak (2019) e Eliane Potiguara (2004) reforçam a ideia da educação como instrumento de resistência e fortalecimento cultural, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas que dialoguem com a ancestralidade, a oralidade e a identidade dos povos indígenas. Libâneo (2012) contribui com reflexões sobre a formação de professores, enfatizando a importância de práticas pedagógicas contextualizadas que considerem as realidades sociais e culturais dos educandos. A metodologia adotada tem caráter qualitativo e busca identificar lacunas na formação docente por meio da análise crítica de produções acadêmicas e documentos oficiais voltados à educação indígena. Os resultados apontam para a existência de falhas na formação inicial dos professores no que diz respeito ao conhecimento das realidades socioculturais indígenas, o que dificulta o desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas e sensíveis às particularidades desses povos. O estudo evidencia a urgência de políticas públicas voltadas à formação continuada, que incluam saberes tradicionais, línguas originárias e metodologias de ensino contextualizadas. Reforça-se, assim, a importância de uma educação intercultural que promova o respeito, a valorização das culturas indígenas e a construção de uma escola mais justa, inclusiva e representativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16588_TB7891_12112025150934.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIS AUGUSTO LINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "DENIS" "autor_email" => "denisbeat322@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128218 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7891 "inscrito_id" => 16588 "titulo" => "FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ATUAÇÃO EM ESCOLAS INDÍGENAS: DESAFIOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as práticas relacionadas à formação de professores para atuação em escolas indígenas, com foco na interculturalidade no ensino das línguas originárias e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nesses contextos. Parte-se da compreensão de que a educação voltada para povos indígenas exige uma abordagem que respeite suas especificidades culturais, linguísticas e epistemológicas, contribuindo para a construção de uma escola que seja, de fato, um espaço de afirmação identitária e resistência. O referencial teórico-metodológico do estudo está ancorado em autores que discutem a interculturalidade e a educação indígena sob uma perspectiva crítica. Daniel Munduruku (2008) propõe uma educação que valorize os saberes indígenas e combata os estereótipos historicamente enraizados na sociedade. Ailton Krenak (2019) e Eliane Potiguara (2004) reforçam a ideia da educação como instrumento de resistência e fortalecimento cultural, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas que dialoguem com a ancestralidade, a oralidade e a identidade dos povos indígenas. Libâneo (2012) contribui com reflexões sobre a formação de professores, enfatizando a importância de práticas pedagógicas contextualizadas que considerem as realidades sociais e culturais dos educandos. A metodologia adotada tem caráter qualitativo e busca identificar lacunas na formação docente por meio da análise crítica de produções acadêmicas e documentos oficiais voltados à educação indígena. Os resultados apontam para a existência de falhas na formação inicial dos professores no que diz respeito ao conhecimento das realidades socioculturais indígenas, o que dificulta o desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas e sensíveis às particularidades desses povos. O estudo evidencia a urgência de políticas públicas voltadas à formação continuada, que incluam saberes tradicionais, línguas originárias e metodologias de ensino contextualizadas. Reforça-se, assim, a importância de uma educação intercultural que promova o respeito, a valorização das culturas indígenas e a construção de uma escola mais justa, inclusiva e representativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16588_TB7891_12112025150934.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENIS AUGUSTO LINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "DENIS" "autor_email" => "denisbeat322@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }