A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA MEDIAÇÃO DE UMA COMPANHANTE ESPECIALIZADA COM ALUNO AUTISTA EM TURMA REGULAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 754 "inscrito_id" => 4219 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA MEDIAÇÃO DE UMA COMPANHANTE ESPECIALIZADA COM ALUNO AUTISTA EM TURMA REGULAR." "resumo" => "O presente artigo visa apontar a importância da mediação psicopedagógica, a fim de verificar quais as contribuições das práticas psicopedagógicas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental do sujeito autista. Como procedimento metodológico realizou-se um Estudo de Caso com base no meu relato de experiência como Acompanhante Especializada de um aluno autista com idade de 8 anos matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental I. O Estudo tem como objetivo analisar por meio do relato de experiência como as práticas mediadoras contribuem para superação das dificuldades biopsicossociais de alunos autistas de modo individual e coletivamente em turma regular. A metodologia tem um caráter bibliográfico de cunho qualitativo, pois a coleta de dados foi feita em livros, artigos, periódicos físicos e online. Na pesquisa utilizou-se como base teórica os saberes dos autores Onrubia (2009), Bossa (2007), Mantoan (2003), Stainback (1997), Rogers (1977), Rodrigues e Spencer (2015), Surian (2010) e Mello (2004) entre outros autores os quais evidenciam uma educação a qual vem buscando estratégias, métodos e práticas capazes de transformar a realidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista. E por meio das categorias analisadas nas discussões e resultados espera-se compreender que todo sujeito é capaz de aprender considerando suas particularidades e que a mediação psicopedagógica é um caminho significativo que propicia aos alunos com dificuldades de aprendizagem ações assertivas e efetivas a curto e longo prazo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4219_TB754_30102025115353.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA CORREA AMORIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LILIA" "autor_email" => "liliadesouza.uepa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 754 "inscrito_id" => 4219 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA MEDIAÇÃO DE UMA COMPANHANTE ESPECIALIZADA COM ALUNO AUTISTA EM TURMA REGULAR." "resumo" => "O presente artigo visa apontar a importância da mediação psicopedagógica, a fim de verificar quais as contribuições das práticas psicopedagógicas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental do sujeito autista. Como procedimento metodológico realizou-se um Estudo de Caso com base no meu relato de experiência como Acompanhante Especializada de um aluno autista com idade de 8 anos matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental I. O Estudo tem como objetivo analisar por meio do relato de experiência como as práticas mediadoras contribuem para superação das dificuldades biopsicossociais de alunos autistas de modo individual e coletivamente em turma regular. A metodologia tem um caráter bibliográfico de cunho qualitativo, pois a coleta de dados foi feita em livros, artigos, periódicos físicos e online. Na pesquisa utilizou-se como base teórica os saberes dos autores Onrubia (2009), Bossa (2007), Mantoan (2003), Stainback (1997), Rogers (1977), Rodrigues e Spencer (2015), Surian (2010) e Mello (2004) entre outros autores os quais evidenciam uma educação a qual vem buscando estratégias, métodos e práticas capazes de transformar a realidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista. E por meio das categorias analisadas nas discussões e resultados espera-se compreender que todo sujeito é capaz de aprender considerando suas particularidades e que a mediação psicopedagógica é um caminho significativo que propicia aos alunos com dificuldades de aprendizagem ações assertivas e efetivas a curto e longo prazo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4219_TB754_30102025115353.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA CORREA AMORIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LILIA" "autor_email" => "liliadesouza.uepa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }