ABORDAGEM MULTISSENSORIAL NAS HABILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ESTRATÉGIAS E RECURSOS: REVISÃO DE ESCOPO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126612 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4066 "inscrito_id" => 11678 "titulo" => "ABORDAGEM MULTISSENSORIAL NAS HABILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ESTRATÉGIAS E RECURSOS: REVISÃO DE ESCOPO" "resumo" => "A alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um conjunto de desafios que demanda a adoção de metodologias especificas e adaptadas às suas particularidades. A abordagem multissensorial tem sido amplamente indicada como uma estratégia potencialmente eficaz para otimizar esse processo, ao integrar estímulos visuais, auditivos, táteis e cinestésicos. Este estudo apresenta uma revisão de escopo com o objetivo de mapear as estratégias multissensoriais descritos na literatura acadêmica para a alfabetização de crianças com TEA. O método adotado seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), abrangendo estudos sem restrições de tipo, ano ou idioma, sendo selecionados em bases de dados nacionais e internacionais. A pesquisa identificou uma quantidade reduzida de estudos em português, o que evidencia uma lacuna na produção científica nacional. Os resultados obtidos sugerem que a utilização de abordagens multissensoriais favorece o desenvolvimento das habilidades emergentes de alfabetização, além de contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas. As estratégias utilizadas com mais frequência foram o uso de materiais manipulativos, como letras em relevo e caixas de palavras, atividades táteis, como o desenho de letras na areia, e abordagens digitais, como o E-Word Wall para reforço do vocabulário. Além disso, práticas combinando estímulos auditivos e visuais, como a repetição de sons associada à observação de letras, demonstraram impacto positivo no engajamento e aprendizado das crianças. Conclui-se que a sistematização dessas evidências encontradas pode subsidiar a formação docente, bem como orientar a implementação de estratégias pedagógicas que tornem o ensino da leitura e da escrita mais acessível às crianças autistas, promovendo, assim, a inclusão educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11678_TB4066_23102025150350.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA CONTI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriellacontisena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126612 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4066 "inscrito_id" => 11678 "titulo" => "ABORDAGEM MULTISSENSORIAL NAS HABILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ESTRATÉGIAS E RECURSOS: REVISÃO DE ESCOPO" "resumo" => "A alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um conjunto de desafios que demanda a adoção de metodologias especificas e adaptadas às suas particularidades. A abordagem multissensorial tem sido amplamente indicada como uma estratégia potencialmente eficaz para otimizar esse processo, ao integrar estímulos visuais, auditivos, táteis e cinestésicos. Este estudo apresenta uma revisão de escopo com o objetivo de mapear as estratégias multissensoriais descritos na literatura acadêmica para a alfabetização de crianças com TEA. O método adotado seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), abrangendo estudos sem restrições de tipo, ano ou idioma, sendo selecionados em bases de dados nacionais e internacionais. A pesquisa identificou uma quantidade reduzida de estudos em português, o que evidencia uma lacuna na produção científica nacional. Os resultados obtidos sugerem que a utilização de abordagens multissensoriais favorece o desenvolvimento das habilidades emergentes de alfabetização, além de contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas. As estratégias utilizadas com mais frequência foram o uso de materiais manipulativos, como letras em relevo e caixas de palavras, atividades táteis, como o desenho de letras na areia, e abordagens digitais, como o E-Word Wall para reforço do vocabulário. Além disso, práticas combinando estímulos auditivos e visuais, como a repetição de sons associada à observação de letras, demonstraram impacto positivo no engajamento e aprendizado das crianças. Conclui-se que a sistematização dessas evidências encontradas pode subsidiar a formação docente, bem como orientar a implementação de estratégias pedagógicas que tornem o ensino da leitura e da escrita mais acessível às crianças autistas, promovendo, assim, a inclusão educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11678_TB4066_23102025150350.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA CONTI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriellacontisena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }