A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127884 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6842 "inscrito_id" => 13476 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "resumo" => "Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as perspectivas na formação de professores de línguas, considerando a importância da formação inicial e continuada para a qualidade do ensino. A formação de professores é um tema crucial, especialmente em um contexto educacional em constante transformação, onde a reflexão crítica e a prática pedagógica são fundamentais. A pesquisa buscará compreender como as instituições de ensino superior e as políticas educacionais influenciam a formação desses educadores. A metodologia adotada será qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de línguas e coordenadores de cursos de formação, além da análise de documentos institucionais. A fundamentação teórica abordará conceitos relacionados à formação docente, destacando a importância de uma abordagem crítica que valorize as realidades sociais e culturais dos educadores e alunos. A pesquisa é relevante, pois a qualidade da formação de professores impacta diretamente a aprendizagem dos alunos. Como afirmam os autores na revista "Linguagem: Estudos e Pesquisas", "a formação de professores deve ser um espaço de diálogo e construção coletiva" (SILVA et al., 2020, p. 45). Ao identificar lacunas na formação e propor melhorias, este projeto visa contribuir para a construção de um futuro educacional mais justo e inclusivo, preparando professores para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13476_TB6842_30102025225850.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRGINIA NATANIEL DE SANTANA PEREIRA BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "Virginia Natani" "autor_email" => "virnataniel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127884 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6842 "inscrito_id" => 13476 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "resumo" => "Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as perspectivas na formação de professores de línguas, considerando a importância da formação inicial e continuada para a qualidade do ensino. A formação de professores é um tema crucial, especialmente em um contexto educacional em constante transformação, onde a reflexão crítica e a prática pedagógica são fundamentais. A pesquisa buscará compreender como as instituições de ensino superior e as políticas educacionais influenciam a formação desses educadores. A metodologia adotada será qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de línguas e coordenadores de cursos de formação, além da análise de documentos institucionais. A fundamentação teórica abordará conceitos relacionados à formação docente, destacando a importância de uma abordagem crítica que valorize as realidades sociais e culturais dos educadores e alunos. A pesquisa é relevante, pois a qualidade da formação de professores impacta diretamente a aprendizagem dos alunos. Como afirmam os autores na revista "Linguagem: Estudos e Pesquisas", "a formação de professores deve ser um espaço de diálogo e construção coletiva" (SILVA et al., 2020, p. 45). Ao identificar lacunas na formação e propor melhorias, este projeto visa contribuir para a construção de um futuro educacional mais justo e inclusivo, preparando professores para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13476_TB6842_30102025225850.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRGINIA NATANIEL DE SANTANA PEREIRA BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "Virginia Natani" "autor_email" => "virnataniel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }