Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS NEGRAS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiência sobre o processo de curricularização da extensão nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), à luz das diretrizes nacionais para a extensão universitária (Resolução CNE/CES nº 7/2018). Fundamentado em um referencial crítico-reflexivo (Freire, 1977; Univale, 2010, 2019; Nunes & Silva, 2011), o estudo tem como objetivo compartilhar práticas pedagógicas construídas no ensino superior, a partir da interlocução entre currículo, extensão e comunidade. A experiência narrada evidencia a implementação da disciplina “Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia”, com enfoque na formação integral, na valorização da diversidade e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se o projeto realizado com o Coletivo Abayomi de Governador Valadares-MG, movimento afro-brasileiro voltado à valorização da cultura negra e à luta contra o racismo. A proposta proporcionou aos estudantes uma vivência dialógica com o coletivo, resultando em campanhas de conscientização, oficinas, produção de identidade visual e cobertura de ações educativas em escolas da rede pública de Governador Valadares-MG. A atividade contemplou, de forma prática, o que prevê o Indicador 1.5 do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC (Brasil, 2017), ao abordar conteúdos curriculares pertinentes à educação das relações étnico-raciais e ao ensino da história e cultura afro-brasileira. O diálogo foi reconhecido como elemento central da experiência, possibilitando escuta ativa, troca de saberes e desenvolvimento de competências humanas e profissionais. Os resultados evidenciam o impacto da extensão curricular na formação crítica dos estudantes e na transformação das relações entre universidade e sociedade. Conclui-se que, ao integrar extensão e currículo, consolida-se uma prática acadêmica comprometida com a equidade racial, com a valorização da cultura afro-brasileira e com os princípios de uma educação antirracista, democrática e emancipatória.

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