NARRATIVAS NEGRAS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127377 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5727 "inscrito_id" => 2251 "titulo" => "NARRATIVAS NEGRAS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência sobre o processo de curricularização da extensão nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), à luz das diretrizes nacionais para a extensão universitária (Resolução CNE/CES nº 7/2018). Fundamentado em um referencial crítico-reflexivo (Freire, 1977; Univale, 2010, 2019; Nunes & Silva, 2011), o estudo tem como objetivo compartilhar práticas pedagógicas construídas no ensino superior, a partir da interlocução entre currículo, extensão e comunidade. A experiência narrada evidencia a implementação da disciplina “Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia”, com enfoque na formação integral, na valorização da diversidade e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se o projeto realizado com o Coletivo Abayomi de Governador Valadares-MG, movimento afro-brasileiro voltado à valorização da cultura negra e à luta contra o racismo. A proposta proporcionou aos estudantes uma vivência dialógica com o coletivo, resultando em campanhas de conscientização, oficinas, produção de identidade visual e cobertura de ações educativas em escolas da rede pública de Governador Valadares-MG. A atividade contemplou, de forma prática, o que prevê o Indicador 1.5 do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC (Brasil, 2017), ao abordar conteúdos curriculares pertinentes à educação das relações étnico-raciais e ao ensino da história e cultura afro-brasileira. O diálogo foi reconhecido como elemento central da experiência, possibilitando escuta ativa, troca de saberes e desenvolvimento de competências humanas e profissionais. Os resultados evidenciam o impacto da extensão curricular na formação crítica dos estudantes e na transformação das relações entre universidade e sociedade. Conclui-se que, ao integrar extensão e currículo, consolida-se uma prática acadêmica comprometida com a equidade racial, com a valorização da cultura afro-brasileira e com os princípios de uma educação antirracista, democrática e emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2251_TB5727_30102025190827.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCO DANI ARAÚJO E PINTO" "autor_nome_curto" => "FRANCO DANI" "autor_email" => "franco.araujo@univale.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127377 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5727 "inscrito_id" => 2251 "titulo" => "NARRATIVAS NEGRAS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "resumo" => "Este resumo apresenta um relato de experiência sobre o processo de curricularização da extensão nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), à luz das diretrizes nacionais para a extensão universitária (Resolução CNE/CES nº 7/2018). Fundamentado em um referencial crítico-reflexivo (Freire, 1977; Univale, 2010, 2019; Nunes & Silva, 2011), o estudo tem como objetivo compartilhar práticas pedagógicas construídas no ensino superior, a partir da interlocução entre currículo, extensão e comunidade. A experiência narrada evidencia a implementação da disciplina “Gêneros, Identidades, Etnias e Mídia”, com enfoque na formação integral, na valorização da diversidade e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se o projeto realizado com o Coletivo Abayomi de Governador Valadares-MG, movimento afro-brasileiro voltado à valorização da cultura negra e à luta contra o racismo. A proposta proporcionou aos estudantes uma vivência dialógica com o coletivo, resultando em campanhas de conscientização, oficinas, produção de identidade visual e cobertura de ações educativas em escolas da rede pública de Governador Valadares-MG. A atividade contemplou, de forma prática, o que prevê o Indicador 1.5 do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC (Brasil, 2017), ao abordar conteúdos curriculares pertinentes à educação das relações étnico-raciais e ao ensino da história e cultura afro-brasileira. O diálogo foi reconhecido como elemento central da experiência, possibilitando escuta ativa, troca de saberes e desenvolvimento de competências humanas e profissionais. Os resultados evidenciam o impacto da extensão curricular na formação crítica dos estudantes e na transformação das relações entre universidade e sociedade. Conclui-se que, ao integrar extensão e currículo, consolida-se uma prática acadêmica comprometida com a equidade racial, com a valorização da cultura afro-brasileira e com os princípios de uma educação antirracista, democrática e emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2251_TB5727_30102025190827.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCO DANI ARAÚJO E PINTO" "autor_nome_curto" => "FRANCO DANI" "autor_email" => "franco.araujo@univale.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE (UNIVALE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }