EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126535 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3804 "inscrito_id" => 10873 "titulo" => "EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A inclusão de alunos da educação especial ainda enfrenta desafios no ambiente escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 assegura a matrícula no ensino regular e o atendimento educacional especializado, promovendo o desenvolvimento integral desses estudantes. No caso dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a educação nutricional torna-se essencial, pois muitos apresentam seletividade alimentar e hipersensibilidades sensoriais, impactando seu desenvolvimento. Nesse contexto, professores e familiares precisam estar preparados para auxiliar na alimentação adequada desses alunos. Assim, este estudo relata uma experiência de atividades de educação alimentar e nutricional em uma escola pública do município de João Pessoa (PB). A ação foi conduzida por uma nutricionista e estudantes de Nutrição, por meio de atividades lúdicas, como “Vamos às compras” (escolhas saudáveis), “Conhecendo as frutas” (estimulação sensorial), jogos de mitos e verdades e brincadeiras sobre escolhas alimentares. As ações educativas abrangeram tanto crianças quanto professores e cuidadores, incentivando hábitos alimentares saudáveis. Durante os encontros, observou-se significativa interação entre os participantes, facilitando a aceitação de novos alimentos, como frutas, legumes e verduras, além da redução do consumo de doces e frituras. As atividades lúdicas mostraram-se fundamentais para o aprendizado infantil e a construção de hábitos alimentares mais saudáveis. Dessa forma, destaca-se a importância de profissionais da educação e da saúde na promoção de estratégias criativas que associem o conhecimento sobre alimentação à formação de escolhas mais equilibradas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, físico e motor dos alunos com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10873_TB3804_30102025105123.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GISELA FIGUEIREDO DE MELO" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "nutri.brunamelo@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCMPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126535 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3804 "inscrito_id" => 10873 "titulo" => "EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A inclusão de alunos da educação especial ainda enfrenta desafios no ambiente escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 assegura a matrícula no ensino regular e o atendimento educacional especializado, promovendo o desenvolvimento integral desses estudantes. No caso dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a educação nutricional torna-se essencial, pois muitos apresentam seletividade alimentar e hipersensibilidades sensoriais, impactando seu desenvolvimento. Nesse contexto, professores e familiares precisam estar preparados para auxiliar na alimentação adequada desses alunos. Assim, este estudo relata uma experiência de atividades de educação alimentar e nutricional em uma escola pública do município de João Pessoa (PB). A ação foi conduzida por uma nutricionista e estudantes de Nutrição, por meio de atividades lúdicas, como “Vamos às compras” (escolhas saudáveis), “Conhecendo as frutas” (estimulação sensorial), jogos de mitos e verdades e brincadeiras sobre escolhas alimentares. As ações educativas abrangeram tanto crianças quanto professores e cuidadores, incentivando hábitos alimentares saudáveis. Durante os encontros, observou-se significativa interação entre os participantes, facilitando a aceitação de novos alimentos, como frutas, legumes e verduras, além da redução do consumo de doces e frituras. As atividades lúdicas mostraram-se fundamentais para o aprendizado infantil e a construção de hábitos alimentares mais saudáveis. Dessa forma, destaca-se a importância de profissionais da educação e da saúde na promoção de estratégias criativas que associem o conhecimento sobre alimentação à formação de escolhas mais equilibradas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, físico e motor dos alunos com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10873_TB3804_30102025105123.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GISELA FIGUEIREDO DE MELO" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "nutri.brunamelo@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCMPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }