Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO CONTEXTO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de alunos da educação especial ainda enfrenta desafios no ambiente escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 assegura a matrícula no ensino regular e o atendimento educacional especializado, promovendo o desenvolvimento integral desses estudantes. No caso dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a educação nutricional torna-se essencial, pois muitos apresentam seletividade alimentar e hipersensibilidades sensoriais, impactando seu desenvolvimento. Nesse contexto, professores e familiares precisam estar preparados para auxiliar na alimentação adequada desses alunos. Assim, este estudo relata uma experiência de atividades de educação alimentar e nutricional em uma escola pública do município de João Pessoa (PB). A ação foi conduzida por uma nutricionista e estudantes de Nutrição, por meio de atividades lúdicas, como “Vamos às compras” (escolhas saudáveis), “Conhecendo as frutas” (estimulação sensorial), jogos de mitos e verdades e brincadeiras sobre escolhas alimentares. As ações educativas abrangeram tanto crianças quanto professores e cuidadores, incentivando hábitos alimentares saudáveis. Durante os encontros, observou-se significativa interação entre os participantes, facilitando a aceitação de novos alimentos, como frutas, legumes e verduras, além da redução do consumo de doces e frituras. As atividades lúdicas mostraram-se fundamentais para o aprendizado infantil e a construção de hábitos alimentares mais saudáveis. Dessa forma, destaca-se a importância de profissionais da educação e da saúde na promoção de estratégias criativas que associem o conhecimento sobre alimentação à formação de escolhas mais equilibradas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, físico e motor dos alunos com TEA.

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