Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BUSCANDO APROXIMAÇÕES ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA1

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127734
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6524
    "inscrito_id" => 2774
    "titulo" => "BUSCANDO APROXIMAÇÕES ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA1"
    "resumo" => "Este texto trata dos resultados parciais da pesquisa de iniciação científica (PIC) cujo objetivo é conhecer as possibilidades de integração da literatura infantil com o ensino de Ciências Naturais, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata da realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como banco de dados os Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), este selecionado por se tratar do maior evento da área de Educação em Ciências do país. O recorte temporal para a realização desta pesquisa abrange os últimos dez anos de produção e divulgação acadêmica, sendo referente as últimas cinco edições do evento, o qual é realizado bianualmente. Após a coleta dos dados, foi realizada uma triagem inicial com leitura flutuante dos resumos, selecionando textos relevantes para uma análise qualitativa detalhada, que será realizada na próxima etapa da pesquisa, e que está orientada pela técnica de Análise de Conteúdo. Na base dados foram encontrados nove textos que passaram a compor nosso corpus de pesquisa. Os resultados iniciais revelam uma baixa produção acadêmica com foco na aproximação entre a cultura científica e a cultura literária, fato que nos remete a existência de uma lacuna quando pensamos em proposições contextualizada para o ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais. Outro dado relevante encontrado em nossa análise diz respeito ao fato dos autores sinalizarem para o potencial da literatura infantil como uma ferramenta importante para aproximar essas duas dimensões, promovendo um ensino mais significativo e inclusivo, visto que essa aproximação pode contribuir com a superação de um visão positivista e tradicional do ensino de Ciências, fortalecendo uma educação que forma leitores críticos e participativos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2774_TB6524_30102025195333.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Melo"
    "autor_email" => "luiza.silvamelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127734
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6524
    "inscrito_id" => 2774
    "titulo" => "BUSCANDO APROXIMAÇÕES ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA1"
    "resumo" => "Este texto trata dos resultados parciais da pesquisa de iniciação científica (PIC) cujo objetivo é conhecer as possibilidades de integração da literatura infantil com o ensino de Ciências Naturais, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata da realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como banco de dados os Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), este selecionado por se tratar do maior evento da área de Educação em Ciências do país. O recorte temporal para a realização desta pesquisa abrange os últimos dez anos de produção e divulgação acadêmica, sendo referente as últimas cinco edições do evento, o qual é realizado bianualmente. Após a coleta dos dados, foi realizada uma triagem inicial com leitura flutuante dos resumos, selecionando textos relevantes para uma análise qualitativa detalhada, que será realizada na próxima etapa da pesquisa, e que está orientada pela técnica de Análise de Conteúdo. Na base dados foram encontrados nove textos que passaram a compor nosso corpus de pesquisa. Os resultados iniciais revelam uma baixa produção acadêmica com foco na aproximação entre a cultura científica e a cultura literária, fato que nos remete a existência de uma lacuna quando pensamos em proposições contextualizada para o ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais. Outro dado relevante encontrado em nossa análise diz respeito ao fato dos autores sinalizarem para o potencial da literatura infantil como uma ferramenta importante para aproximar essas duas dimensões, promovendo um ensino mais significativo e inclusivo, visto que essa aproximação pode contribuir com a superação de um visão positivista e tradicional do ensino de Ciências, fortalecendo uma educação que forma leitores críticos e participativos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2774_TB6524_30102025195333.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Melo"
    "autor_email" => "luiza.silvamelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto trata dos resultados parciais da pesquisa de iniciação científica (PIC) cujo objetivo é conhecer as possibilidades de integração da literatura infantil com o ensino de Ciências Naturais, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata da realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como banco de dados os Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), este selecionado por se tratar do maior evento da área de Educação em Ciências do país. O recorte temporal para a realização desta pesquisa abrange os últimos dez anos de produção e divulgação acadêmica, sendo referente as últimas cinco edições do evento, o qual é realizado bianualmente. Após a coleta dos dados, foi realizada uma triagem inicial com leitura flutuante dos resumos, selecionando textos relevantes para uma análise qualitativa detalhada, que será realizada na próxima etapa da pesquisa, e que está orientada pela técnica de Análise de Conteúdo. Na base dados foram encontrados nove textos que passaram a compor nosso corpus de pesquisa. Os resultados iniciais revelam uma baixa produção acadêmica com foco na aproximação entre a cultura científica e a cultura literária, fato que nos remete a existência de uma lacuna quando pensamos em proposições contextualizada para o ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais. Outro dado relevante encontrado em nossa análise diz respeito ao fato dos autores sinalizarem para o potencial da literatura infantil como uma ferramenta importante para aproximar essas duas dimensões, promovendo um ensino mais significativo e inclusivo, visto que essa aproximação pode contribuir com a superação de um visão positivista e tradicional do ensino de Ciências, fortalecendo uma educação que forma leitores críticos e participativos na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.