IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: TECENDO REFLEXÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125927 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2336 "inscrito_id" => 7569 "titulo" => "IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: TECENDO REFLEXÕES" "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a participação da família na escola, destacando suas implicações no processo educacional dos filhos e como as estratégias adotadas pela escola podem fortalecer essa relação. Com o avanço da tecnologia, a presença ativa da família tornou-se ainda mais necessária, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e criando um ambiente colaborativo e eficaz. Para trilhar o percurso da pesquisa, o trabalho amparou-se na pesquisa bibliográfica, tomando como referência os estudos de Sousa; Oliveira; Alves (2021) por meio da revisão de literatura. A pesquisa qualitativa também entrou no arcabouço como caminho metodológico, na perspectiva de Mattar e Ramos (2021). O referencial teórico que embasou a pesquisa incluiu os estudos de Santana et al. (2024), Costa; Silva; Souza (2019), Vygotsky (2016), Zagury (2002), Szymanski (2003), Mittler (2003) e Skinner (1989), cujas contribuições foram essenciais para a compreensão dos aspectos abordados, além das diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017). Esses referenciais permitiram refletir sobre as implicações da participação da família na escola e sua relevância para a aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a presença da família é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, obstáculos como a sobrecarga de trabalho dos responsáveis pelos estudantes, as dificuldades com a leitura e escrita, geram insegurança e afastam esses responsáveis das atividades escolares, além da falta de políticas institucionais que incentivem essa participação da família. Esses exemplos citados pelos autores, configuram-se como elementos que dificultam o envolvimento mais conciso da família no processo educacional dos filhos. Por isso, conclui-se que as escolas devem desenvolver estratégias inclusivas para aproximar as famílias no ambiente escolar, promovendo escuta sensível, encontros e ações que incentivem uma participação mais ativa, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7569_TB2336_30102025235103.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAYANNIE" "autor_email" => "rayannie92@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125927 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2336 "inscrito_id" => 7569 "titulo" => "IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: TECENDO REFLEXÕES" "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a participação da família na escola, destacando suas implicações no processo educacional dos filhos e como as estratégias adotadas pela escola podem fortalecer essa relação. Com o avanço da tecnologia, a presença ativa da família tornou-se ainda mais necessária, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e criando um ambiente colaborativo e eficaz. Para trilhar o percurso da pesquisa, o trabalho amparou-se na pesquisa bibliográfica, tomando como referência os estudos de Sousa; Oliveira; Alves (2021) por meio da revisão de literatura. A pesquisa qualitativa também entrou no arcabouço como caminho metodológico, na perspectiva de Mattar e Ramos (2021). O referencial teórico que embasou a pesquisa incluiu os estudos de Santana et al. (2024), Costa; Silva; Souza (2019), Vygotsky (2016), Zagury (2002), Szymanski (2003), Mittler (2003) e Skinner (1989), cujas contribuições foram essenciais para a compreensão dos aspectos abordados, além das diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017). Esses referenciais permitiram refletir sobre as implicações da participação da família na escola e sua relevância para a aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a presença da família é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, obstáculos como a sobrecarga de trabalho dos responsáveis pelos estudantes, as dificuldades com a leitura e escrita, geram insegurança e afastam esses responsáveis das atividades escolares, além da falta de políticas institucionais que incentivem essa participação da família. Esses exemplos citados pelos autores, configuram-se como elementos que dificultam o envolvimento mais conciso da família no processo educacional dos filhos. Por isso, conclui-se que as escolas devem desenvolver estratégias inclusivas para aproximar as famílias no ambiente escolar, promovendo escuta sensível, encontros e ações que incentivem uma participação mais ativa, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7569_TB2336_30102025235103.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAYANNIE" "autor_email" => "rayannie92@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }