Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: TECENDO REFLEXÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125927
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2336
    "inscrito_id" => 7569
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: TECENDO REFLEXÕES"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a participação da família na escola, destacando suas implicações no processo educacional dos filhos e como as estratégias adotadas pela escola podem fortalecer essa relação. Com o avanço da tecnologia, a presença ativa da família tornou-se ainda mais necessária, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e criando um ambiente colaborativo e eficaz. Para trilhar o percurso da pesquisa, o trabalho amparou-se na pesquisa bibliográfica, tomando como referência os estudos de Sousa; Oliveira; Alves (2021) por meio da revisão de literatura. A pesquisa qualitativa também entrou no arcabouço como caminho metodológico, na perspectiva de Mattar e Ramos (2021). O referencial teórico que embasou a pesquisa incluiu os estudos de Santana et al. (2024), Costa; Silva; Souza (2019), Vygotsky (2016), Zagury (2002), Szymanski (2003), Mittler (2003) e Skinner (1989), cujas contribuições foram essenciais para a compreensão dos aspectos abordados, além das diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017). Esses referenciais permitiram refletir sobre as implicações da participação da família na escola e sua relevância para a aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a presença da família é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, obstáculos como a sobrecarga de trabalho dos responsáveis pelos estudantes, as dificuldades com a leitura e escrita, geram insegurança e afastam esses responsáveis das atividades escolares, além da falta de políticas institucionais que incentivem essa participação da família. Esses exemplos citados pelos autores, configuram-se como elementos que dificultam o envolvimento mais conciso da família no processo educacional dos filhos. Por isso, conclui-se que as escolas devem desenvolver estratégias inclusivas para aproximar as famílias no ambiente escolar, promovendo escuta sensível, encontros e ações que incentivem uma participação mais ativa, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7569_TB2336_30102025235103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAYANNIE"
    "autor_email" => "rayannie92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125927
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2336
    "inscrito_id" => 7569
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES: TECENDO REFLEXÕES"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a participação da família na escola, destacando suas implicações no processo educacional dos filhos e como as estratégias adotadas pela escola podem fortalecer essa relação. Com o avanço da tecnologia, a presença ativa da família tornou-se ainda mais necessária, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e criando um ambiente colaborativo e eficaz. Para trilhar o percurso da pesquisa, o trabalho amparou-se na pesquisa bibliográfica, tomando como referência os estudos de Sousa; Oliveira; Alves (2021) por meio da revisão de literatura. A pesquisa qualitativa também entrou no arcabouço como caminho metodológico, na perspectiva de Mattar e Ramos (2021). O referencial teórico que embasou a pesquisa incluiu os estudos de Santana et al. (2024), Costa; Silva; Souza (2019), Vygotsky (2016), Zagury (2002), Szymanski (2003), Mittler (2003) e Skinner (1989), cujas contribuições foram essenciais para a compreensão dos aspectos abordados, além das diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017). Esses referenciais permitiram refletir sobre as implicações da participação da família na escola e sua relevância para a aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a presença da família é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, obstáculos como a sobrecarga de trabalho dos responsáveis pelos estudantes, as dificuldades com a leitura e escrita, geram insegurança e afastam esses responsáveis das atividades escolares, além da falta de políticas institucionais que incentivem essa participação da família. Esses exemplos citados pelos autores, configuram-se como elementos que dificultam o envolvimento mais conciso da família no processo educacional dos filhos. Por isso, conclui-se que as escolas devem desenvolver estratégias inclusivas para aproximar as famílias no ambiente escolar, promovendo escuta sensível, encontros e ações que incentivem uma participação mais ativa, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7569_TB2336_30102025235103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAYANNIE"
    "autor_email" => "rayannie92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho teve por objetivo refletir sobre a participação da família na escola, destacando suas implicações no processo educacional dos filhos e como as estratégias adotadas pela escola podem fortalecer essa relação. Com o avanço da tecnologia, a presença ativa da família tornou-se ainda mais necessária, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e criando um ambiente colaborativo e eficaz. Para trilhar o percurso da pesquisa, o trabalho amparou-se na pesquisa bibliográfica, tomando como referência os estudos de Sousa; Oliveira; Alves (2021) por meio da revisão de literatura. A pesquisa qualitativa também entrou no arcabouço como caminho metodológico, na perspectiva de Mattar e Ramos (2021). O referencial teórico que embasou a pesquisa incluiu os estudos de Santana et al. (2024), Costa; Silva; Souza (2019), Vygotsky (2016), Zagury (2002), Szymanski (2003), Mittler (2003) e Skinner (1989), cujas contribuições foram essenciais para a compreensão dos aspectos abordados, além das diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017). Esses referenciais permitiram refletir sobre as implicações da participação da família na escola e sua relevância para a aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a presença da família é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, obstáculos como a sobrecarga de trabalho dos responsáveis pelos estudantes, as dificuldades com a leitura e escrita, geram insegurança e afastam esses responsáveis das atividades escolares, além da falta de políticas institucionais que incentivem essa participação da família. Esses exemplos citados pelos autores, configuram-se como elementos que dificultam o envolvimento mais conciso da família no processo educacional dos filhos. Por isso, conclui-se que as escolas devem desenvolver estratégias inclusivas para aproximar as famílias no ambiente escolar, promovendo escuta sensível, encontros e ações que incentivem uma participação mais ativa, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.