TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126352 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3320 "inscrito_id" => 10047 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA." "resumo" => "Este artigo investiga a influência das tecnologias educacionais associadas a Metodologias Ativas no ensino de inglês no ensino médio. O objetivo é analisar como ferramentas digitais, como Lyrics Training, Mentimeter e Padlet, contribuem para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas – listening, speaking, reading e writing – além de avaliar os desafios e oportunidades da sua implementação no contexto educacional. Entre os pontos fortes, destaca-se o Lyrics Training, que favorece a aprendizagem auditiva e a ampliação do vocabulário por meio da música, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O Mentimeter estimula a interatividade e o pensamento analítico ao permitir enquetes e interações em tempo real, promovendo maior engajamento dos estudantes. O Padlet, por sua vez, fomenta a criatividade e a colaboração, proporcionando um ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde os alunos podem compartilhar conteúdos e expandir suas ideias. Contudo, desafios como a desigualdade no acesso digital, a dependência de infraestrutura tecnológica e a necessidade de formação docente contínua são entraves a serem superados. Como contraponto crítico, ressalta-se que a adoção dessas tecnologias, sem um planejamento pedagógico adequado, pode não garantir uma aprendizagem significativa, sendo necessária a mediação do professor para adaptar os recursos ao perfil dos alunos. O estudo evidencia que a integração de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas pode transformar o ensino de inglês, desde que acompanhada de estratégias bem estruturadas. Pesquisas futuras podem explorar o impacto da inteligência artificial e da realidade aumentada no ensino de idiomas, ampliando a personalização da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10047_TB3320_29102025212125.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARIA IRINEU DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "Sheila Maria" "autor_email" => "sheila09sousa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126352 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3320 "inscrito_id" => 10047 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA." "resumo" => "Este artigo investiga a influência das tecnologias educacionais associadas a Metodologias Ativas no ensino de inglês no ensino médio. O objetivo é analisar como ferramentas digitais, como Lyrics Training, Mentimeter e Padlet, contribuem para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas – listening, speaking, reading e writing – além de avaliar os desafios e oportunidades da sua implementação no contexto educacional. Entre os pontos fortes, destaca-se o Lyrics Training, que favorece a aprendizagem auditiva e a ampliação do vocabulário por meio da música, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. O Mentimeter estimula a interatividade e o pensamento analítico ao permitir enquetes e interações em tempo real, promovendo maior engajamento dos estudantes. O Padlet, por sua vez, fomenta a criatividade e a colaboração, proporcionando um ambiente de construção coletiva do conhecimento, onde os alunos podem compartilhar conteúdos e expandir suas ideias. Contudo, desafios como a desigualdade no acesso digital, a dependência de infraestrutura tecnológica e a necessidade de formação docente contínua são entraves a serem superados. Como contraponto crítico, ressalta-se que a adoção dessas tecnologias, sem um planejamento pedagógico adequado, pode não garantir uma aprendizagem significativa, sendo necessária a mediação do professor para adaptar os recursos ao perfil dos alunos. O estudo evidencia que a integração de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas pode transformar o ensino de inglês, desde que acompanhada de estratégias bem estruturadas. Pesquisas futuras podem explorar o impacto da inteligência artificial e da realidade aumentada no ensino de idiomas, ampliando a personalização da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10047_TB3320_29102025212125.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARIA IRINEU DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "Sheila Maria" "autor_email" => "sheila09sousa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }