A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MULTIMÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126632 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4127 "inscrito_id" => 11797 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MULTIMÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM" "resumo" => "Esse trabalho aborda sobre recursos multimídias para a educação. Tem como objetivo pensar sobre como utilizar alguns desses recursos multimídias na educação, apresentando suas funcionalidades e importância, dentre outras questões relativas ao auxílio no ensino/aprendizagem dos alunos. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Com o amparo de alguns autores, tais como Farias, Gouveia, Incontri, Vasconcelos, dentre outros, pôde-se analisar que, atualmente, com a inserção tecnológica no processo educativo, a escola deve se adequar à nova geração e oferecer uma aprendizagem mais significativa, que seja dinâmica, colaborativa, criativa e que desperte o interesse do aluno. Dessa forma, evidenciou-se a necessidade de motivar os alunos com aulas mais prazerosas, que levem para a classe recursos multimídias de acordo com a faixa etária a ser atingida. Para que haja motivação e melhoria no processo de ensino/aprendizagem, tendo-se em vista uma turma de alfabetização, foram recomendados os recursos storytelling, como uma leitura trabalhada de maneira contextualizada e consoante ao interesse da criança, proporcionando um entendimento integral e estimulando o protagonismo, desenvolvendo-se, então, um trabalho interdisciplinar, interativo, colaborativo e criativo; e jogos mediante a tecnologia da realidade virtual, que coloca o aluno no centro do processo, buscando uma formação de um sujeito crítico, independente e construtor do seu conhecimento. Ademais, os recursos multimídias tem auxiliado na conquista de algumas habilidades relacionadas à alunos com alguma deficiência, oferecendo oportunidade na aquisição de habilidades para autonomia, melhoria na cognição e habilidades sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11797_TB4127_17102025093008.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELLI DA CRUZ SILVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "GRACIELLI" "autor_email" => "gracizinha@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126632 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4127 "inscrito_id" => 11797 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MULTIMÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM" "resumo" => "Esse trabalho aborda sobre recursos multimídias para a educação. Tem como objetivo pensar sobre como utilizar alguns desses recursos multimídias na educação, apresentando suas funcionalidades e importância, dentre outras questões relativas ao auxílio no ensino/aprendizagem dos alunos. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Com o amparo de alguns autores, tais como Farias, Gouveia, Incontri, Vasconcelos, dentre outros, pôde-se analisar que, atualmente, com a inserção tecnológica no processo educativo, a escola deve se adequar à nova geração e oferecer uma aprendizagem mais significativa, que seja dinâmica, colaborativa, criativa e que desperte o interesse do aluno. Dessa forma, evidenciou-se a necessidade de motivar os alunos com aulas mais prazerosas, que levem para a classe recursos multimídias de acordo com a faixa etária a ser atingida. Para que haja motivação e melhoria no processo de ensino/aprendizagem, tendo-se em vista uma turma de alfabetização, foram recomendados os recursos storytelling, como uma leitura trabalhada de maneira contextualizada e consoante ao interesse da criança, proporcionando um entendimento integral e estimulando o protagonismo, desenvolvendo-se, então, um trabalho interdisciplinar, interativo, colaborativo e criativo; e jogos mediante a tecnologia da realidade virtual, que coloca o aluno no centro do processo, buscando uma formação de um sujeito crítico, independente e construtor do seu conhecimento. Ademais, os recursos multimídias tem auxiliado na conquista de algumas habilidades relacionadas à alunos com alguma deficiência, oferecendo oportunidade na aquisição de habilidades para autonomia, melhoria na cognição e habilidades sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11797_TB4127_17102025093008.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELLI DA CRUZ SILVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "GRACIELLI" "autor_email" => "gracizinha@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }