A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL MEME NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA METODOLOGICAMENTE ATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2979 "inscrito_id" => 3557 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL MEME NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA METODOLOGICAMENTE ATIVA" "resumo" => "Diante da necessidade de diversificar as aulas de Língua Portuguesa, a investigação em tela busca analisar a utilização do gênero textual meme enquanto metodologia ativa no ensino das orações subordinadas substantivas e das figuras de palavras no Ensino Fundamental Anos Finais, de modo a romper os métodos tradicionais, demonstrando os aspectos positivos da sua inserção em sala de aula enquanto alternativa sociointeracionista, assim como considerar as particularidades dos estudantes ao produzir ferramentas educacionais autorais (Silveira e Francisco, 2016). Para tanto, por intermédio da revisão bibliográfica (de Souza et al., 2021) alicerçada em uma abordagem analítica (Paschoal, 2001) de caráter qualitativo (Brito, et al., 2021.) e autoral, as ferramentas didáticas foram produzidas a partir da particularidade linguística dos estudantes e da viralidade dos memes ao propósito da ressignificação das aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica. Em suma, essa utilização mostra-se eficaz por aproximar os conteúdos da individualidade dos discentes, tornando o alcance ao saber prazeroso, descontraído conforme o compromisso definido ao longo do ano letivo. Por intermédio da apresentação, convida-se o leitor a refletir sobre os benefícios dessa possibilidade ativa de ensino-aprendizagem, discutindo ainda a possibilidade de experimentação da sua potencialidade em uma perspectiva quantitativa, a fim de detalhar os desafios e a eficácia da integração do gênero textual meme no ambiente escolar perante às inovações tecnológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3557_TB2979_30102025091156.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA LUCIETE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "annapaulalds31@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2979 "inscrito_id" => 3557 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL MEME NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA METODOLOGICAMENTE ATIVA" "resumo" => "Diante da necessidade de diversificar as aulas de Língua Portuguesa, a investigação em tela busca analisar a utilização do gênero textual meme enquanto metodologia ativa no ensino das orações subordinadas substantivas e das figuras de palavras no Ensino Fundamental Anos Finais, de modo a romper os métodos tradicionais, demonstrando os aspectos positivos da sua inserção em sala de aula enquanto alternativa sociointeracionista, assim como considerar as particularidades dos estudantes ao produzir ferramentas educacionais autorais (Silveira e Francisco, 2016). Para tanto, por intermédio da revisão bibliográfica (de Souza et al., 2021) alicerçada em uma abordagem analítica (Paschoal, 2001) de caráter qualitativo (Brito, et al., 2021.) e autoral, as ferramentas didáticas foram produzidas a partir da particularidade linguística dos estudantes e da viralidade dos memes ao propósito da ressignificação das aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica. Em suma, essa utilização mostra-se eficaz por aproximar os conteúdos da individualidade dos discentes, tornando o alcance ao saber prazeroso, descontraído conforme o compromisso definido ao longo do ano letivo. Por intermédio da apresentação, convida-se o leitor a refletir sobre os benefícios dessa possibilidade ativa de ensino-aprendizagem, discutindo ainda a possibilidade de experimentação da sua potencialidade em uma perspectiva quantitativa, a fim de detalhar os desafios e a eficácia da integração do gênero textual meme no ambiente escolar perante às inovações tecnológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3557_TB2979_30102025091156.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA LUCIETE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "annapaulalds31@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }