GINÁSIO ESTADUAL OSMÁRIO BATISTA/BA: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2226 "inscrito_id" => 9473 "titulo" => "GINÁSIO ESTADUAL OSMÁRIO BATISTA/BA: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL" "resumo" => "A expansão do ensino secundário na Bahia ocorreu de forma irregular, deixando os moradores das cidades do interior sem acesso a essa etapa da educação. Em Canavieiras/Ba, a criação de um ginásio era um anseio antigo, e em 1930, foi formada uma comissão para viabilizar sua implantação. No entanto, apenas em 1958 a cidade conquistou o tão sonhado Ginásio Estadual Osmário Batista. Até então, aqueles que não pertenciam a famílias abastadas, capazes de custear a educação de seus filhos na capital, ficavam aquém somente com o ensino primário. O presente artigo está inserido no campo da História da Educação e, tem como objetivo analisar a construção do Ginásio Estadual Osmário Batista, como uma política pública educacional, evidenciando o contexto político, econômico e social que marcou a sua implementação e o impacto do mesmo para o município de Canavieiras/BA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, com base nas leituras da disciplina Políticas Públicas em Educação, realizada no primeiro semestre de 2024, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação – PPGE, UESC, além da consulta de livros de memorialistas locais sobre o ginásio. Constatou-se que a construção do ginásio ocorreu durante o período desenvolvimentista (1930-1960), caracterizado por ideologias e políticas para o desenvolvimento nacional. Nesse contexto, evidencia-se o apelo a educação como forma de promover o desenvolvimento do país, implementando o ensino secundário com objetivo de preparar a classe popular para o mercado de trabalho, alinhando-se as transformações econômicas que o Brasil estava passando. Além disso, é importante ressaltar o reflexo da construção do ginásio e sua importância para o desenvolvimento educacional e social do município, possibilitando o acesso da população ao ensino secundário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9473_TB2226_15102025211529.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIRIANIS DE SOUZA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "DAMIRIANIS" "autor_email" => "dscardoso.ppge@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2226 "inscrito_id" => 9473 "titulo" => "GINÁSIO ESTADUAL OSMÁRIO BATISTA/BA: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL" "resumo" => "A expansão do ensino secundário na Bahia ocorreu de forma irregular, deixando os moradores das cidades do interior sem acesso a essa etapa da educação. Em Canavieiras/Ba, a criação de um ginásio era um anseio antigo, e em 1930, foi formada uma comissão para viabilizar sua implantação. No entanto, apenas em 1958 a cidade conquistou o tão sonhado Ginásio Estadual Osmário Batista. Até então, aqueles que não pertenciam a famílias abastadas, capazes de custear a educação de seus filhos na capital, ficavam aquém somente com o ensino primário. O presente artigo está inserido no campo da História da Educação e, tem como objetivo analisar a construção do Ginásio Estadual Osmário Batista, como uma política pública educacional, evidenciando o contexto político, econômico e social que marcou a sua implementação e o impacto do mesmo para o município de Canavieiras/BA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, com base nas leituras da disciplina Políticas Públicas em Educação, realizada no primeiro semestre de 2024, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação – PPGE, UESC, além da consulta de livros de memorialistas locais sobre o ginásio. Constatou-se que a construção do ginásio ocorreu durante o período desenvolvimentista (1930-1960), caracterizado por ideologias e políticas para o desenvolvimento nacional. Nesse contexto, evidencia-se o apelo a educação como forma de promover o desenvolvimento do país, implementando o ensino secundário com objetivo de preparar a classe popular para o mercado de trabalho, alinhando-se as transformações econômicas que o Brasil estava passando. Além disso, é importante ressaltar o reflexo da construção do ginásio e sua importância para o desenvolvimento educacional e social do município, possibilitando o acesso da população ao ensino secundário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9473_TB2226_15102025211529.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIRIANIS DE SOUZA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "DAMIRIANIS" "autor_email" => "dscardoso.ppge@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }