Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho propõe-se a apresentar uma revisão de literatura sobre a constituição da identidade profissional docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para esse levantamento foi consultado o Portal de Periódicos Scielo Brasil e a busca por artigos foi realizada sem nenhum recorte temporal. A aplicação desses critérios de exclusão e os descritores levou à seleção de 14 artigos, tendo como objetivo compreender se estes abrangeriam a EPT, sendo selecionados assim quatro artigos, dois apresentaram uma conceituação abrangente de identidade profissional docente e dois apresentaram uma discussão no contexto da EPT. Os achados demostraram que há uma necessidade de formação especifica para a modalidade, ponto presente nas narrativas dos professores. Os estudos também salientaram dois desafios: construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e um segundo constituir a identidade docente da EPT. Ainda, para os autores, o processo de construção identitária é dinâmico e depende do conhecimento do contexto, do conteúdo, do aluno e outros fatores que poderão interferir diretamente nessa construção (Dubar, 2005). Nessa mesma direção os resultados demonstraram dois paradoxos: um primeiro indica que a profissão docente na EPT, tem origem em especialistas de outras áreas que entraram na docência como uma alternativa à carreira original. Mesmo sendo parte de uma instituição de ensino esses profissionais, em sua maioria, não se tornaram educadores de fato, formando assim um grupo de especialistas em áreas tecnocientíficas. Outro paradoxo enfrentado é que, embora sejam selecionados por seu profundo conhecimento em uma área especializada, são imediatamente exigidos a atuar na docência, uma atividade para a qual, na maioria das vezes, não tem formação ou preparação.

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