Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DIDÁTICA APLICADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO RECIFE-PE A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO CARTA PESSOAL: LOCUS DE INTERSECCÇÃO DE SABERES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128892
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9512
    "inscrito_id" => 19181
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DIDÁTICA APLICADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO RECIFE-PE A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO CARTA PESSOAL: LOCUS DE INTERSECCÇÃO DE SABERES"
    "resumo" => "Este estudo contempla uma proposta didática elaborada e aplicada em turmas do segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual do Recife-PE, partindo do trabalho com cartas pessoais. Para tanto, a análise dessa proposta embasa-se na Tradição Discursiva (Koch, 1997; Gomes, 2007; Kabatek, 2012) e em práticas sociais de Letramento (Bakhtin, 1997; Antunes, 2002; Street, 2014). Estando a produção de gêneros textual intimamente relacionada ao contexto sociohistórico, selecionamos cartas pessoais de 1881 a 1888 destinadas ao abolicionista João Ramos, a fim de que os alunos-participantes da pesquisa ampliassem, por exemplo, sua competência leitora sobre as dimensões (composicional, temática e estilística) dessas cartas. Em paralelo, foi realizada uma explanação sobre o perfil desse abolicionista no âmbito da história de Pernambuco. Após essa etapa, os alunos produziram cartas pessoais endereçadas a João Ramos, caso estivesse vivo, que contemplassem formas de escravidão na atualidade. O corpus constitui-se de 40 cartas e os resultados preliminares apontam que: (i) os elementos constitutivos da carta pessoal estão presentes; (ii) a temática volta-se ao trabalho análogo à escravidão e (iii) à semelhança das cartas do século XIX, enfatizou-se a importância da atuação de João Ramos na luta contra essa mazela social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19181_TB9512_16102025114445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ELIZABETH BONIFACIO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANA ELIZABETH B"
    "autor_email" => "bethbonifaciomoura@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128892
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9512
    "inscrito_id" => 19181
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DIDÁTICA APLICADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO RECIFE-PE A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO CARTA PESSOAL: LOCUS DE INTERSECCÇÃO DE SABERES"
    "resumo" => "Este estudo contempla uma proposta didática elaborada e aplicada em turmas do segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual do Recife-PE, partindo do trabalho com cartas pessoais. Para tanto, a análise dessa proposta embasa-se na Tradição Discursiva (Koch, 1997; Gomes, 2007; Kabatek, 2012) e em práticas sociais de Letramento (Bakhtin, 1997; Antunes, 2002; Street, 2014). Estando a produção de gêneros textual intimamente relacionada ao contexto sociohistórico, selecionamos cartas pessoais de 1881 a 1888 destinadas ao abolicionista João Ramos, a fim de que os alunos-participantes da pesquisa ampliassem, por exemplo, sua competência leitora sobre as dimensões (composicional, temática e estilística) dessas cartas. Em paralelo, foi realizada uma explanação sobre o perfil desse abolicionista no âmbito da história de Pernambuco. Após essa etapa, os alunos produziram cartas pessoais endereçadas a João Ramos, caso estivesse vivo, que contemplassem formas de escravidão na atualidade. O corpus constitui-se de 40 cartas e os resultados preliminares apontam que: (i) os elementos constitutivos da carta pessoal estão presentes; (ii) a temática volta-se ao trabalho análogo à escravidão e (iii) à semelhança das cartas do século XIX, enfatizou-se a importância da atuação de João Ramos na luta contra essa mazela social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19181_TB9512_16102025114445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ELIZABETH BONIFACIO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANA ELIZABETH B"
    "autor_email" => "bethbonifaciomoura@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo contempla uma proposta didática elaborada e aplicada em turmas do segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual do Recife-PE, partindo do trabalho com cartas pessoais. Para tanto, a análise dessa proposta embasa-se na Tradição Discursiva (Koch, 1997; Gomes, 2007; Kabatek, 2012) e em práticas sociais de Letramento (Bakhtin, 1997; Antunes, 2002; Street, 2014). Estando a produção de gêneros textual intimamente relacionada ao contexto sociohistórico, selecionamos cartas pessoais de 1881 a 1888 destinadas ao abolicionista João Ramos, a fim de que os alunos-participantes da pesquisa ampliassem, por exemplo, sua competência leitora sobre as dimensões (composicional, temática e estilística) dessas cartas. Em paralelo, foi realizada uma explanação sobre o perfil desse abolicionista no âmbito da história de Pernambuco. Após essa etapa, os alunos produziram cartas pessoais endereçadas a João Ramos, caso estivesse vivo, que contemplassem formas de escravidão na atualidade. O corpus constitui-se de 40 cartas e os resultados preliminares apontam que: (i) os elementos constitutivos da carta pessoal estão presentes; (ii) a temática volta-se ao trabalho análogo à escravidão e (iii) à semelhança das cartas do século XIX, enfatizou-se a importância da atuação de João Ramos na luta contra essa mazela social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.