O PROTAGONISMO DE PESSOAS PRETAS NAS ARTES CÊNICAS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: A RESISTÊNCIA DOS GRUPOS DE TEATRO INDEPENDENTES EM RECIFE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126074 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2679 "inscrito_id" => 8411 "titulo" => "O PROTAGONISMO DE PESSOAS PRETAS NAS ARTES CÊNICAS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: A RESISTÊNCIA DOS GRUPOS DE TEATRO INDEPENDENTES EM RECIFE." "resumo" => "Este presente artigo tem como objetivo discutir o espaço ocupado pelas pessoas pretas, especificamente nas artes cênicas, destacando realidades muitas vezes invisibilizadas nesse cenário e como a arte é uma importante ferramenta no processo educativo, especialmente naformação do pensamento crítico. Nesse contexto, esse estudo analisa como os Grupos Independentes de Teatro na cidade de Recife se mobilizam para que a classe artística preta tenha seu protagonismo, pois, mesmo que a cidade seja considerada um grande polo cultural, a falta de pessoas pretas no cenário é notável e, como uma forma de resistência, esses grupos travam uma batalha e ganham papel de destaque contra uma histórica exclusão social e racial que ainda permanece forte no meio artístico, trazendo a perspectiva do protagonismo preto como ferramenta de afirmação de identidade e transformação cultural. Além disso, busca analisar como os processos educacionais se manifestam ao produzir arte, especialmente o pensamento crítico. O teatro, como forma de expressão, não só representa e aproxima realidades diversas como também questiona e estimula a criticidade, exercendo um importante papel na educação das pessoas envolvidas, trazendo um olhar para diversas realidades sociais e diferentes culturas, dessa forma, promovendo uma educação que alcança todos os corpos e busca uma maior percepção dessas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8411_TB2679_30102025194131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.mlso@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126074 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2679 "inscrito_id" => 8411 "titulo" => "O PROTAGONISMO DE PESSOAS PRETAS NAS ARTES CÊNICAS COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: A RESISTÊNCIA DOS GRUPOS DE TEATRO INDEPENDENTES EM RECIFE." "resumo" => "Este presente artigo tem como objetivo discutir o espaço ocupado pelas pessoas pretas, especificamente nas artes cênicas, destacando realidades muitas vezes invisibilizadas nesse cenário e como a arte é uma importante ferramenta no processo educativo, especialmente naformação do pensamento crítico. Nesse contexto, esse estudo analisa como os Grupos Independentes de Teatro na cidade de Recife se mobilizam para que a classe artística preta tenha seu protagonismo, pois, mesmo que a cidade seja considerada um grande polo cultural, a falta de pessoas pretas no cenário é notável e, como uma forma de resistência, esses grupos travam uma batalha e ganham papel de destaque contra uma histórica exclusão social e racial que ainda permanece forte no meio artístico, trazendo a perspectiva do protagonismo preto como ferramenta de afirmação de identidade e transformação cultural. Além disso, busca analisar como os processos educacionais se manifestam ao produzir arte, especialmente o pensamento crítico. O teatro, como forma de expressão, não só representa e aproxima realidades diversas como também questiona e estimula a criticidade, exercendo um importante papel na educação das pessoas envolvidas, trazendo um olhar para diversas realidades sociais e diferentes culturas, dessa forma, promovendo uma educação que alcança todos os corpos e busca uma maior percepção dessas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8411_TB2679_30102025194131.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.mlso@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }