O IMPACTO DAS VISITAS TÉCNICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2721 "inscrito_id" => 1577 "titulo" => "O IMPACTO DAS VISITAS TÉCNICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II." "resumo" => "Este estudo analisa o impacto das visitas técnicas no processo de aprendizagem, tomando como base a experiência do Estágio Supervisionado II realizado em uma escola de ensino fundamental. A pesquisa tem abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Pimenta e Lima (2004), Piaget (1976) e Oliveira (2024), que discutem a relação entre teoria e prática no ensino. A metodologia envolveu a observação da interação dos alunos durante uma visita técnica a uma empresa de telecomunicações, análise de avaliações aplicadas após a experiência e uma roda de conversa para captar as percepções dos estudantes. Os resultados indicaram que a visita técnica contribuiu para um aprendizado mais dinâmico e significativo, promovendo maior engajamento e participação dos alunos. A contextualização dos conceitos de luz e som em um ambiente profissional permitiu que os estudantes relacionassem os conteúdos teóricos às suas aplicações práticas, melhorando a assimilação do conhecimento. Além disso, observou-se um aumento no desempenho acadêmico dos alunos, evidenciado pelas avaliações realizadas posteriormente. O estudo reforça a importância das visitas técnicas como estratégia pedagógica eficaz, evidenciando sua contribuição para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a integração entre teoria e prática deve ser incentivada na educação básica, visando tornar o ensino mais contextualizado e alinhado às exigências do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1577_TB2721_30102025204756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLY PAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELLY PAZ" "autor_email" => "catce.2022111lbio0099@aluno.ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2721 "inscrito_id" => 1577 "titulo" => "O IMPACTO DAS VISITAS TÉCNICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II." "resumo" => "Este estudo analisa o impacto das visitas técnicas no processo de aprendizagem, tomando como base a experiência do Estágio Supervisionado II realizado em uma escola de ensino fundamental. A pesquisa tem abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Pimenta e Lima (2004), Piaget (1976) e Oliveira (2024), que discutem a relação entre teoria e prática no ensino. A metodologia envolveu a observação da interação dos alunos durante uma visita técnica a uma empresa de telecomunicações, análise de avaliações aplicadas após a experiência e uma roda de conversa para captar as percepções dos estudantes. Os resultados indicaram que a visita técnica contribuiu para um aprendizado mais dinâmico e significativo, promovendo maior engajamento e participação dos alunos. A contextualização dos conceitos de luz e som em um ambiente profissional permitiu que os estudantes relacionassem os conteúdos teóricos às suas aplicações práticas, melhorando a assimilação do conhecimento. Além disso, observou-se um aumento no desempenho acadêmico dos alunos, evidenciado pelas avaliações realizadas posteriormente. O estudo reforça a importância das visitas técnicas como estratégia pedagógica eficaz, evidenciando sua contribuição para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a integração entre teoria e prática deve ser incentivada na educação básica, visando tornar o ensino mais contextualizado e alinhado às exigências do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1577_TB2721_30102025204756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLY PAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELLY PAZ" "autor_email" => "catce.2022111lbio0099@aluno.ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }