TRANSFORMANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 4º ANO: ABORDAGENS LÚDICAS E COLABORATIVAS PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126661 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4193 "inscrito_id" => 4448 "titulo" => "TRANSFORMANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 4º ANO: ABORDAGENS LÚDICAS E COLABORATIVAS PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO." "resumo" => "O ensino de Ciências no 4º ano do Ensino Fundamental é essencial para motivar os alunos a explorar e compreender as Ciências Naturais. No entanto, abordagens teóricas tradicionais muitas vezes dificultam a assimilação de conceitos, gerando desinteresse. Este artigo, fundamentado nas teorias de Piaget (1975) e Vygotsky (1991), apresenta um projeto realizado na Escola Municipal Tocantins, em Imperatriz-MA, que busca transformar o processo de aprendizagem por meio de estratégias práticas, lúdicas e colaborativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu revisão bibliográfica e aplicação de atividades pedagógicas baseadas nos princípios de Piaget e Vygotsky. As atividades experimentais, como o cultivo de plantas e a simulação do ciclo da água, facilitaram a construção de conhecimentos concretos e o desenvolvimento de habilidades de observação e investigação científica, seguindo Piaget. Paralelamente, as ideias de Vygotsky nortearam o trabalho em grupos, estimulando a troca de ideias, a construção conjunta do conhecimento e a mediação dos saberes pelo professor. Foram utilizadas aulas expositivas com suporte de recursos visuais e audiovisuais, como vídeos e animações, tornando os conteúdos mais concretos e acessíveis. Jogos e dinâmicas lúdicas despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem mais envolvente. O uso de tecnologias, como aplicativos educativos e simulações digitais, tornou o aprendizado mais dinâmico e interativo. O projeto teve como objetivo aumentar o engajamento dos alunos, desenvolver o pensamento crítico e científico e aprimorar a compreensão de conceitos como o ciclo da água e a classificação dos animais. A integração de teoria e prática tornou o ensino de Ciências mais dinâmico e conectado ao cotidiano dos alunos, promovendo um aprendizado ativo e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4448_TB4193_29102025125247.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE BATISTA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KARINE ALMEIDA" "autor_email" => "karine.almeida@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126661 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4193 "inscrito_id" => 4448 "titulo" => "TRANSFORMANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 4º ANO: ABORDAGENS LÚDICAS E COLABORATIVAS PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE E O PENSAMENTO CRÍTICO." "resumo" => "O ensino de Ciências no 4º ano do Ensino Fundamental é essencial para motivar os alunos a explorar e compreender as Ciências Naturais. No entanto, abordagens teóricas tradicionais muitas vezes dificultam a assimilação de conceitos, gerando desinteresse. Este artigo, fundamentado nas teorias de Piaget (1975) e Vygotsky (1991), apresenta um projeto realizado na Escola Municipal Tocantins, em Imperatriz-MA, que busca transformar o processo de aprendizagem por meio de estratégias práticas, lúdicas e colaborativas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu revisão bibliográfica e aplicação de atividades pedagógicas baseadas nos princípios de Piaget e Vygotsky. As atividades experimentais, como o cultivo de plantas e a simulação do ciclo da água, facilitaram a construção de conhecimentos concretos e o desenvolvimento de habilidades de observação e investigação científica, seguindo Piaget. Paralelamente, as ideias de Vygotsky nortearam o trabalho em grupos, estimulando a troca de ideias, a construção conjunta do conhecimento e a mediação dos saberes pelo professor. Foram utilizadas aulas expositivas com suporte de recursos visuais e audiovisuais, como vídeos e animações, tornando os conteúdos mais concretos e acessíveis. Jogos e dinâmicas lúdicas despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem mais envolvente. O uso de tecnologias, como aplicativos educativos e simulações digitais, tornou o aprendizado mais dinâmico e interativo. O projeto teve como objetivo aumentar o engajamento dos alunos, desenvolver o pensamento crítico e científico e aprimorar a compreensão de conceitos como o ciclo da água e a classificação dos animais. A integração de teoria e prática tornou o ensino de Ciências mais dinâmico e conectado ao cotidiano dos alunos, promovendo um aprendizado ativo e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4448_TB4193_29102025125247.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE BATISTA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KARINE ALMEIDA" "autor_email" => "karine.almeida@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }