A SUBUTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA ESTADUAL MATO GROSSO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO.
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A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de observações em sala de aula, entrevista com o professor da sala e um aluno, se trata também de uma análise das práticas educacionais já implementadas e de acesso público. O estudo buscou compreender os motivos que levam à subutilização do livro didático e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. Libâneo (2013) destaca que a falta de formação docente para explorar o livro de forma crítica e criativa é um dos principais fatores que contribuem para essa subutilização. Além disso, como apontado por Saviani (2011), a preferência por métodos tradicionais de ensino e a carência de infraestrutura adequada nas escolas públicas agravam ainda mais o problema. Os alunos, por sua vez, demonstram pouco interesse pelo material, muitas vezes por não perceberem sua relevância para a aprendizagem, conforme observado por Zabala (1998). A experiência de estágio permitiu propor estratégias para melhorar o uso do livro didático, como sua utilização com outras ferramentas pedagógicas e a promoção de atividades que incentivem a leitura crítica e a reflexão por parte dos alunos. Conclui-se, com base em Hoffmann (2009), que a efetiva utilização do livro didático pode enriquecer o processo educativo, desde que seja adotada uma abordagem mais dinâmica e contextualizada, alinhada às necessidades dos estudantes e aos objetivos a serem alcançadas pelas disciplinas." 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