Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CUBO MÁGICO E ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A transmissão de conhecimentos matemáticos é geralmente um desafio na educação atual, pelo fato de tais conceitos serem apresentados de forma extremamente teórica e não atraindo a atenção dos estudantes, especialmente no âmbito escolar. Portanto, com base nessa problemática, nosso objetivo foi desenvolver um projeto vinculado ao PET Engenharias que consiste na construção de um robô capaz de resolver cubo mágico, para apresentar conceitos matemáticos de forma lúdica e interessante. Este projeto se baseia na utilização do microcontrolador ESP32, que por sua vez controla motores de passo que movimentam as faces do cubo. A estrutura do robô foi projetada com impressão 3D, permitindo maior liberdade no design e na disposição dos componentes, enquanto a lógica de resolução baseou-se em um aplicativo previamente desenvolvido por um antigo aluno do orientador do projeto, capaz de identificar qualquer estado inicial do cubo e gerar a sequência ideal de movimentos, transmitida via Bluetooth ao microcontrolador. Do ponto de vista educacional, o projeto possibilita a exploração de conceitos matemáticos de forma prática e visual, estimulando raciocínio lógico, aprendizagem ativa e interdisciplinaridade, além de despertar interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Os resultados indicam que a abordagem permite compreender algoritmos de resolução, tornando-se uma ferramenta para ensino de matemática e robótica. Assim, o robô não apenas executa movimentos programados, mas também serve como recurso pedagógico para demonstrar a aplicação concreta de teoria matemática e conceitos de engenharia no desenvolvimento tecnológico.

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