A IMPLANTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTUDO ORIENTADO NA UNIDADE MAIS INTEGRAL CACIQUE ADEBAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125911 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2315 "inscrito_id" => 7933 "titulo" => "A IMPLANTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTUDO ORIENTADO NA UNIDADE MAIS INTEGRAL CACIQUE ADEBAL" "resumo" => "A implantação da educação em tempo integral na Unidade Mais Integral Cacique Adebal, situada na aldeia indígena El Betel de etnia Guajajara, no município de Jenipapo dos Vieiras - MA, representa um marco significativo para a melhoria da qualidade do ensino indígena. Essa iniciativa busca promover uma formação integral dos estudantes, alinhada às especificidades culturais e educacionais da comunidade, sob a Supervisão de Ensino Integral (SUPEIN) vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC/MA), que oferta o Modelo Pedagógico Mais Integral, com matriz curricular própria e construída junto à comunidade indígena, integrando práticas pedagógicas que valorizam a identidade cultural, respeitam e promovam suas tradições e saberes. Este trabalho tem como foco a implantação de parte deste currículo, o componente Estudo Orientado, uma Metodologia de Êxito que promove o protagonismo e a pesquisa ativa, inspirado no Modelo da Escola da Escolha, que busca desenvolver habilidades como autonomia, autodidatismo e organização, permitindo ao estudante, apoiado pelo professor, aprender métodos de estudo e criação de rotinas que otimizem o processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Fundamentada em teóricos como Paulo Freire, cuja pedagogia participativa valoriza o aprendizado coletivo, e Lev Vygotsky, que destaca as interações sociais no desenvolvimento cognitivo. O currículo está alinhado ao Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RECNEI), que orienta uma educação escolar indígena respeitando a identidade cultural e a autonomia dos povos. A Unidade Mais Integral Cacique Adebal, ao adotar esse modelo, não apenas eleva os índices de aprendizagem, mas também contribui para a formação de cidadãos conscientes de sua identidade, pois o modelo ressalta a importância de adaptar os métodos pedagógicos à realidade cultural, valorizando a identidade indígena Guajajara." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7933_TB2315_17102025111025.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍLIAN GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LÍLIAN" "autor_email" => "lilianprofgeo.oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125911 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2315 "inscrito_id" => 7933 "titulo" => "A IMPLANTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTUDO ORIENTADO NA UNIDADE MAIS INTEGRAL CACIQUE ADEBAL" "resumo" => "A implantação da educação em tempo integral na Unidade Mais Integral Cacique Adebal, situada na aldeia indígena El Betel de etnia Guajajara, no município de Jenipapo dos Vieiras - MA, representa um marco significativo para a melhoria da qualidade do ensino indígena. Essa iniciativa busca promover uma formação integral dos estudantes, alinhada às especificidades culturais e educacionais da comunidade, sob a Supervisão de Ensino Integral (SUPEIN) vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC/MA), que oferta o Modelo Pedagógico Mais Integral, com matriz curricular própria e construída junto à comunidade indígena, integrando práticas pedagógicas que valorizam a identidade cultural, respeitam e promovam suas tradições e saberes. Este trabalho tem como foco a implantação de parte deste currículo, o componente Estudo Orientado, uma Metodologia de Êxito que promove o protagonismo e a pesquisa ativa, inspirado no Modelo da Escola da Escolha, que busca desenvolver habilidades como autonomia, autodidatismo e organização, permitindo ao estudante, apoiado pelo professor, aprender métodos de estudo e criação de rotinas que otimizem o processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Fundamentada em teóricos como Paulo Freire, cuja pedagogia participativa valoriza o aprendizado coletivo, e Lev Vygotsky, que destaca as interações sociais no desenvolvimento cognitivo. O currículo está alinhado ao Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RECNEI), que orienta uma educação escolar indígena respeitando a identidade cultural e a autonomia dos povos. A Unidade Mais Integral Cacique Adebal, ao adotar esse modelo, não apenas eleva os índices de aprendizagem, mas também contribui para a formação de cidadãos conscientes de sua identidade, pois o modelo ressalta a importância de adaptar os métodos pedagógicos à realidade cultural, valorizando a identidade indígena Guajajara." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7933_TB2315_17102025111025.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍLIAN GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LÍLIAN" "autor_email" => "lilianprofgeo.oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }