UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125565 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1627 "inscrito_id" => 3856 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As práticas de laboratório no ensino da micologia favorecem o entendimento e o aprofundamento sobre o assunto abordado em sala de aula, correlacionando a teoria com a prática pedagógica sobre os fungos que possuem amplo papel nos ecossistemas. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas e experimentais pode tornar a aprendizagem sobre essa temática mais eficaz e atraente. O presente trabalho relata sobre uma aula prática realizada com alunos do Ensino Médio do IFMA- Campus, Monte Castelo, como forma de complementar a aprendizagem sobre o Reino Fungi, integrando os conhecimentos teóricos com técnicas laboratoriais. A atividade conduzida no Laboratório Multidisciplinar de Biologia foi dividida em dois momentos: primeiramente realizou-se uma aula teórica sobre o tema, e em seguida, a aula prática envolvendo técnicas de microbiologia. Para a aula prática foram utilizados fungos fitopatogênicos isolados de alimentos frequentemente consumidos no cotidiano, pertencentes à Coleção Biológica. Os estudantes confeccionaram lâminas para a observação de estruturas morfológicas, como hifas e conídios, por meio da visualização em microscópio e realizaram repiques em meio Agar Batata Dextrose, os repiques foram armazenados em estufas para que os alunos acompanhassem o desenvolvimento dos fungos. Os alunos puderam explorar os conceitos observando a reprodução, o crescimento e a identificação dos fungos, possibilitando entender sobre a importância desses microrganismos que surgem em todos os habitats, promovendo maior compreensão sobre o seu papel nos ecossistemas e suas possíveis utilizações biotecnológicas, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas. A experiência evidenciou a importância das atividades experimentais para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento da aprendizagem significativa no ensino de ciências. Assim, o ensino de micologia se torna mais dinâmico e relevante, preparando os alunos para compreender melhor a biodiversidade e a importância dos fungos em diferentes contextos, incluindo a medicina, agricultura e a indústria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3856_TB1627_30102025211635.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELLY RARICY AMORIM COSTA" "autor_nome_curto" => "MANOELLY" "autor_email" => "manoelly.costa@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125565 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1627 "inscrito_id" => 3856 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As práticas de laboratório no ensino da micologia favorecem o entendimento e o aprofundamento sobre o assunto abordado em sala de aula, correlacionando a teoria com a prática pedagógica sobre os fungos que possuem amplo papel nos ecossistemas. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas e experimentais pode tornar a aprendizagem sobre essa temática mais eficaz e atraente. O presente trabalho relata sobre uma aula prática realizada com alunos do Ensino Médio do IFMA- Campus, Monte Castelo, como forma de complementar a aprendizagem sobre o Reino Fungi, integrando os conhecimentos teóricos com técnicas laboratoriais. A atividade conduzida no Laboratório Multidisciplinar de Biologia foi dividida em dois momentos: primeiramente realizou-se uma aula teórica sobre o tema, e em seguida, a aula prática envolvendo técnicas de microbiologia. Para a aula prática foram utilizados fungos fitopatogênicos isolados de alimentos frequentemente consumidos no cotidiano, pertencentes à Coleção Biológica. Os estudantes confeccionaram lâminas para a observação de estruturas morfológicas, como hifas e conídios, por meio da visualização em microscópio e realizaram repiques em meio Agar Batata Dextrose, os repiques foram armazenados em estufas para que os alunos acompanhassem o desenvolvimento dos fungos. Os alunos puderam explorar os conceitos observando a reprodução, o crescimento e a identificação dos fungos, possibilitando entender sobre a importância desses microrganismos que surgem em todos os habitats, promovendo maior compreensão sobre o seu papel nos ecossistemas e suas possíveis utilizações biotecnológicas, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas. A experiência evidenciou a importância das atividades experimentais para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento da aprendizagem significativa no ensino de ciências. Assim, o ensino de micologia se torna mais dinâmico e relevante, preparando os alunos para compreender melhor a biodiversidade e a importância dos fungos em diferentes contextos, incluindo a medicina, agricultura e a indústria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3856_TB1627_30102025211635.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELLY RARICY AMORIM COSTA" "autor_nome_curto" => "MANOELLY" "autor_email" => "manoelly.costa@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }