Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas de laboratório no ensino da micologia favorecem o entendimento e o aprofundamento sobre o assunto abordado em sala de aula, correlacionando a teoria com a prática pedagógica sobre os fungos que possuem amplo papel nos ecossistemas. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas e experimentais pode tornar a aprendizagem sobre essa temática mais eficaz e atraente. O presente trabalho relata sobre uma aula prática realizada com alunos do Ensino Médio do IFMA- Campus, Monte Castelo, como forma de complementar a aprendizagem sobre o Reino Fungi, integrando os conhecimentos teóricos com técnicas laboratoriais. A atividade conduzida no Laboratório Multidisciplinar de Biologia foi dividida em dois momentos: primeiramente realizou-se uma aula teórica sobre o tema, e em seguida, a aula prática envolvendo técnicas de microbiologia. Para a aula prática foram utilizados fungos fitopatogênicos isolados de alimentos frequentemente consumidos no cotidiano, pertencentes à Coleção Biológica. Os estudantes confeccionaram lâminas para a observação de estruturas morfológicas, como hifas e conídios, por meio da visualização em microscópio e realizaram repiques em meio Agar Batata Dextrose, os repiques foram armazenados em estufas para que os alunos acompanhassem o desenvolvimento dos fungos. Os alunos puderam explorar os conceitos observando a reprodução, o crescimento e a identificação dos fungos, possibilitando entender sobre a importância desses microrganismos que surgem em todos os habitats, promovendo maior compreensão sobre o seu papel nos ecossistemas e suas possíveis utilizações biotecnológicas, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas. A experiência evidenciou a importância das atividades experimentais para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento da aprendizagem significativa no ensino de ciências. Assim, o ensino de micologia se torna mais dinâmico e relevante, preparando os alunos para compreender melhor a biodiversidade e a importância dos fungos em diferentes contextos, incluindo a medicina, agricultura e a indústria.

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