PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127249 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5476 "inscrito_id" => 9824 "titulo" => "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo evidenciar estratégias eficazes de planejamento pedagógico e de avaliação da aprendizagem, tendo em vista a melhoria contínua do ensino e a promoção de uma educação de qualidade e de alcance realístico. O trabalho em questão é elaborado diante reflexões do Curso de Iniciação à Docência, módulo II, realizado no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) 2024/2026. A presente pesquisa tem enfoque qualitativa, buscando interpretar, de forma mais analítica e interpretativa, os enfoques referentes ao planejamento docente e à avaliação, assim demonstrando como a conexão entre os dois contribui para uma prática docente mais reflexiva e eficaz, garantindo uma aprendizagem significativa e inclusiva. Embasada em uma metodologia bibliográfica, a pesquisa busca em autores como Freitas, Braga, França, Sales (2011) uma elucidação sobre esta elaboração pedagógica e em autores como Hoffmann (2020) e Luckesi (2002, 2011) as abordagens dos desafios da avaliação qualitativa do ensino-aprendizagem. Da investigação, é esmiuçado as colaborações existentes para compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, além de artifícios para elaboração de estratégias que englobem todo o ambiente de ensino, a fim de evidenciar que esses processos tidos muitas vezes como “sistemáticos” ou “tecnológicos” são, realisticamente, de natureza flexível, adaptativas e coerentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9824_TB5476_30102025201804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THEODOR LORE DA CONCEIÇÃO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "THEODOR" "autor_email" => "theodorlore9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127249 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5476 "inscrito_id" => 9824 "titulo" => "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo evidenciar estratégias eficazes de planejamento pedagógico e de avaliação da aprendizagem, tendo em vista a melhoria contínua do ensino e a promoção de uma educação de qualidade e de alcance realístico. O trabalho em questão é elaborado diante reflexões do Curso de Iniciação à Docência, módulo II, realizado no Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) 2024/2026. A presente pesquisa tem enfoque qualitativa, buscando interpretar, de forma mais analítica e interpretativa, os enfoques referentes ao planejamento docente e à avaliação, assim demonstrando como a conexão entre os dois contribui para uma prática docente mais reflexiva e eficaz, garantindo uma aprendizagem significativa e inclusiva. Embasada em uma metodologia bibliográfica, a pesquisa busca em autores como Freitas, Braga, França, Sales (2011) uma elucidação sobre esta elaboração pedagógica e em autores como Hoffmann (2020) e Luckesi (2002, 2011) as abordagens dos desafios da avaliação qualitativa do ensino-aprendizagem. Da investigação, é esmiuçado as colaborações existentes para compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, além de artifícios para elaboração de estratégias que englobem todo o ambiente de ensino, a fim de evidenciar que esses processos tidos muitas vezes como “sistemáticos” ou “tecnológicos” são, realisticamente, de natureza flexível, adaptativas e coerentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9824_TB5476_30102025201804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THEODOR LORE DA CONCEIÇÃO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "THEODOR" "autor_email" => "theodorlore9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }