Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES EDUCATIVAS PELO BEM ESTAR ANIMAL COM PÚBLICO INFANTIL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127605
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6265
    "inscrito_id" => 11374
    "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS PELO BEM ESTAR ANIMAL COM PÚBLICO INFANTIL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB"
    "resumo" => "A convivência entre seres humanos e animais no meio ambiente é fundamental para a construção e interação entre os membros da sociedade. Essa interação contribui a conscientização das pessoas em relação ao bem estar animal, a saúde única e com o comportamento humano. Porém são necessárias orientações para uma convivência responsável com os animais. O presente trabalho teve como objetivo realizar ações educativas quanto ao bem estar animal com o público infantil de uma instituição de ensino infantil no município de Campina Grande – PB, além de avaliar o conhecimento das crianças sobre o tema. Para tal, foi aplicado um questionário semi-estruturado com perguntas sobre bem-estar animal e guarda-responsável além disso, foi realizada uma palestra educativa, estimulando-se a participação dos estudantes na discussão. Ao total 37 crianças responderam, sendo 37,8% do sexo masculino 62,2% do sexo feminino, com faixa etária de 10 anos. A maioria (78,4%) afirmou que tinha pelo menos um animal em casa. Em relação à castração, 50% das crianças informaram que os animais não eram castrados, 34,4% disseram que eram castrados e 15,6% não souberam responder. Sobre o local que seus animais permaneciam, 76,7% responderam em casa, 3,3% na rua e 20% que na rua e em casa. Sobre o conhecimento relativo ao tema, 70,3% das crianças informaram que já tinham ouvido falar sobre bem estar animal e 29,7% ouviram falar sobre guarda responsável. Dentre as ações educativas, a palestra promoveu interação positiva entre os estudantes, incentivando a compartilharem suas experiências. As crianças participaram posteriormente de uma mostra pedagógica promovida pela escola, de forma ativa protagonizando ações educativas sobre bem-estar animal com a sociedade. Diante disso, a importância que o ambiente escolar tem na divulgação da guarda responsável, melhoria da convivência entre seres humanos e animais, principalmente em atividades que estimulem a conscientização e participação ativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11374_TB6265_30102025185306.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA RAMOS DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "feernandapaiva002@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127605
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6265
    "inscrito_id" => 11374
    "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS PELO BEM ESTAR ANIMAL COM PÚBLICO INFANTIL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB"
    "resumo" => "A convivência entre seres humanos e animais no meio ambiente é fundamental para a construção e interação entre os membros da sociedade. Essa interação contribui a conscientização das pessoas em relação ao bem estar animal, a saúde única e com o comportamento humano. Porém são necessárias orientações para uma convivência responsável com os animais. O presente trabalho teve como objetivo realizar ações educativas quanto ao bem estar animal com o público infantil de uma instituição de ensino infantil no município de Campina Grande – PB, além de avaliar o conhecimento das crianças sobre o tema. Para tal, foi aplicado um questionário semi-estruturado com perguntas sobre bem-estar animal e guarda-responsável além disso, foi realizada uma palestra educativa, estimulando-se a participação dos estudantes na discussão. Ao total 37 crianças responderam, sendo 37,8% do sexo masculino 62,2% do sexo feminino, com faixa etária de 10 anos. A maioria (78,4%) afirmou que tinha pelo menos um animal em casa. Em relação à castração, 50% das crianças informaram que os animais não eram castrados, 34,4% disseram que eram castrados e 15,6% não souberam responder. Sobre o local que seus animais permaneciam, 76,7% responderam em casa, 3,3% na rua e 20% que na rua e em casa. Sobre o conhecimento relativo ao tema, 70,3% das crianças informaram que já tinham ouvido falar sobre bem estar animal e 29,7% ouviram falar sobre guarda responsável. Dentre as ações educativas, a palestra promoveu interação positiva entre os estudantes, incentivando a compartilharem suas experiências. As crianças participaram posteriormente de uma mostra pedagógica promovida pela escola, de forma ativa protagonizando ações educativas sobre bem-estar animal com a sociedade. Diante disso, a importância que o ambiente escolar tem na divulgação da guarda responsável, melhoria da convivência entre seres humanos e animais, principalmente em atividades que estimulem a conscientização e participação ativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11374_TB6265_30102025185306.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA RAMOS DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "feernandapaiva002@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A convivência entre seres humanos e animais no meio ambiente é fundamental para a construção e interação entre os membros da sociedade. Essa interação contribui a conscientização das pessoas em relação ao bem estar animal, a saúde única e com o comportamento humano. Porém são necessárias orientações para uma convivência responsável com os animais. O presente trabalho teve como objetivo realizar ações educativas quanto ao bem estar animal com o público infantil de uma instituição de ensino infantil no município de Campina Grande – PB, além de avaliar o conhecimento das crianças sobre o tema. Para tal, foi aplicado um questionário semi-estruturado com perguntas sobre bem-estar animal e guarda-responsável além disso, foi realizada uma palestra educativa, estimulando-se a participação dos estudantes na discussão. Ao total 37 crianças responderam, sendo 37,8% do sexo masculino 62,2% do sexo feminino, com faixa etária de 10 anos. A maioria (78,4%) afirmou que tinha pelo menos um animal em casa. Em relação à castração, 50% das crianças informaram que os animais não eram castrados, 34,4% disseram que eram castrados e 15,6% não souberam responder. Sobre o local que seus animais permaneciam, 76,7% responderam em casa, 3,3% na rua e 20% que na rua e em casa. Sobre o conhecimento relativo ao tema, 70,3% das crianças informaram que já tinham ouvido falar sobre bem estar animal e 29,7% ouviram falar sobre guarda responsável. Dentre as ações educativas, a palestra promoveu interação positiva entre os estudantes, incentivando a compartilharem suas experiências. As crianças participaram posteriormente de uma mostra pedagógica promovida pela escola, de forma ativa protagonizando ações educativas sobre bem-estar animal com a sociedade. Diante disso, a importância que o ambiente escolar tem na divulgação da guarda responsável, melhoria da convivência entre seres humanos e animais, principalmente em atividades que estimulem a conscientização e participação ativa dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.