Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACELERANDO NA LEITURA E NA ESCRITA COM EMOÇÕES E SENTIMENTOS: RELATO DE PROJETO DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A dificuldade em lidar com conflitos e a passividade em momentos de leitura foram percebidas na turma de Correção de Fluxo 2 - Aceleração, que tem 13 estudantes entre 10 e 13 anos, com atraso escolar. O grupo mostrou interesse em conhecer a realidade das pessoas com deficiência após leitura sobre o tema. Assim, iniciou-se um projeto sobre inclusão articulado às habilidades socioemocionais, em conformidade com a BNCC e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da ONU, que preconizam o desenvolvimento integral com respeito à diversidade. A iniciativa de desenvolver ações a partir da curiosidade dos/as educandos/as e de suas realidades está em consonância com as ideias de Paulo Freire, que sustentam a substituição da educação bancária pela dialógica. Realizaram-se oficinas, leituras e contações de histórias sobre inclusão e habilidades socioemocionais. A turma decidiu criar um livro para retratar as aprendizagens e sensibilizar a sociedade a olhar com empatia e respeito para as pessoas com deficiência. Foram realizadas aulas extraclasse em espaços inclusivos e rodas de diálogo com pessoas com deficiência. Foram confeccionadas esculturas das personagens, numa oficina de metarreciclagem, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 12 da ONU. O diário de bordo contribuiu com a autoavaliação docente e discente. A visão que os educandos tinham sobre pessoas com deficiência era associada às limitações. Com os estudos puderam entender o porquê da representação negativa, percebendo que pesquisa e leitura mudam o olhar sobre as coisas e a postura diante delas. Difundir o que aprenderam por meio da escrita autoral gerou o gosto pela produção e divulgação de saberes. O desempenho escolar da turma melhorou. A participação ativa e colaborativa da turma nas ações do projeto favoreceu a construção de vínculos afetivos entre estudantes.

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