CIDADANIA DIGITAL E ÉTICA NO USO DAS TECNOLOGIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127829 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6731 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "CIDADANIA DIGITAL E ÉTICA NO USO DAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O projeto de extensão apresentado teve como objetivo principal promover a cidadania digital e o uso ético das tecnologias, capacitando os usuários a utilizarem as ferramentas digitais de forma consciente e responsável. A iniciativa abordou os desafios da sociedade no que tange ao uso da tecnologia, como a disseminação de desinformação, uso excessivo de redes sociais e jogos digitais, e a exposição a golpes virtuais e vazamento de dados pessoais. O projeto foi realizado na Rede Cuca do Jangurussu, em Fortaleza-CE, e foi voltado para jovens e adultos da comunidade local e áreas próximas. Através de uma abordagem prática e reflexiva, o projeto buscou ensinar sobre direitos e deveres no ambiente digital, segurança online, comunicação respeitosa e combate à desinformação, sempre incentivando o pensamento crítico em relação às fontes de informação e ao consumo de conteúdo digital. Espera-se que o projeto tenha aumentado a consciência sobre a cidadania digital, desenvolvido competências éticas no uso da tecnologia, mudado o comportamento digital e desenvolvido uma mentalidade crítica em relação à tecnologia. A metodologia do projeto incluiu o uso de recursos multimídia, ferramentas digitais, análise de casos reais e discussões sobre os 9 pilares da cidadania digital. Além disso, foram realizadas atividades práticas e experimentais, como análise crítica de casos e exercícios de simulação de dilemas éticos no uso de tecnologias. O letramento digital é a capacidade de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva, buscando, avaliando e utilizando informações de forma eficaz. Envolve a compreensão dos diferentes tipos de mídia digital, a capacidade de se comunicar e colaborar online, e a consciência dos riscos e oportunidades do ambiente digital (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID39_TB6731_03112025151825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EITOR VASCONCELOS LEITE" "autor_nome_curto" => "Eitor" "autor_email" => "eitor.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127829 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6731 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "CIDADANIA DIGITAL E ÉTICA NO USO DAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "O projeto de extensão apresentado teve como objetivo principal promover a cidadania digital e o uso ético das tecnologias, capacitando os usuários a utilizarem as ferramentas digitais de forma consciente e responsável. A iniciativa abordou os desafios da sociedade no que tange ao uso da tecnologia, como a disseminação de desinformação, uso excessivo de redes sociais e jogos digitais, e a exposição a golpes virtuais e vazamento de dados pessoais. O projeto foi realizado na Rede Cuca do Jangurussu, em Fortaleza-CE, e foi voltado para jovens e adultos da comunidade local e áreas próximas. Através de uma abordagem prática e reflexiva, o projeto buscou ensinar sobre direitos e deveres no ambiente digital, segurança online, comunicação respeitosa e combate à desinformação, sempre incentivando o pensamento crítico em relação às fontes de informação e ao consumo de conteúdo digital. Espera-se que o projeto tenha aumentado a consciência sobre a cidadania digital, desenvolvido competências éticas no uso da tecnologia, mudado o comportamento digital e desenvolvido uma mentalidade crítica em relação à tecnologia. A metodologia do projeto incluiu o uso de recursos multimídia, ferramentas digitais, análise de casos reais e discussões sobre os 9 pilares da cidadania digital. Além disso, foram realizadas atividades práticas e experimentais, como análise crítica de casos e exercícios de simulação de dilemas éticos no uso de tecnologias. O letramento digital é a capacidade de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva, buscando, avaliando e utilizando informações de forma eficaz. Envolve a compreensão dos diferentes tipos de mídia digital, a capacidade de se comunicar e colaborar online, e a consciência dos riscos e oportunidades do ambiente digital (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID39_TB6731_03112025151825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EITOR VASCONCELOS LEITE" "autor_nome_curto" => "Eitor" "autor_email" => "eitor.pedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }