A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA LEITORA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126672 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4209 "inscrito_id" => 5513 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA LEITORA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS" "resumo" => "Trata-se de uma proposta de investigação de Pós-doutorado que aspira responder, se as tecnologias digitais têm relação com a crise da leitura e como ela ecoa no ensino superior, uma vez que, na atualidade as tecnologias digitais se consolidam no cenário educativo sendo possível acessar, aprender e trocar informações via redes digitais, ampliando assim o discurso pedagógico e as pesquisas no campo da educação. Nesta perspectiva, no Brasil, tais tecnologias foram incorporadas no ambiente escolar através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aponta a importância em competência digital como parte integrante da formação do estudante. Contudo, alguns estudos (LIMA, M. R. de.; SILVA, P. H. S. da.; SARTORI, A. T., 2024; LUNARDELLI, A. F.; MAIA, A. F., 2024; NORONHA, A. C. C. 2024) apontam preocupação quanto ao uso exagerado das tecnologias digitais por crianças e jovens e sua consequência no processo de ensino aprendizagem. Se por um lado, as transformações exercidas pelas tecnologias digitais têm possibilitado de forma intensa e quase instantânea a interação da educação com a cultura, uma vez que, podem atuar como instrumentos de monitoramento e controle que implicam ainda em questões ligadas a privacidade, a ética e aspectos sociais, além de poder desencadear em processos de dessubjetivação e de perdas cognitivas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cujo objetivo é conhecer e descrever as características do fenômeno e a sua relação entre determinadas variáveis. Por fim, o estudo enfatiza que não se pretende colocar as tecnologias digitais como vilã no processo de ensino aprendizagem, o que se busca é dar-lhe seu protagonismo sem esquecer dos demais, uma vez que a escola é um ambiente composto por vários atores, contextos e circunstâncias. Apontar seus limites de integração pode ser o primeiro passo para a promoção de uma educação que atenda às necessidades e os desafios contemporâneos, o que não se limita ao uso exclusivo de tecnologias digitais, daí ser importante se atentar na escola como um espaço entre passado e futuro, isto é, como um ambiente dinâmico e plural, a qual a inovação não pode ser a única protagonista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5513_TB4209_05112025142345.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA VERÔNICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "PATY FERNANDES" "autor_email" => "fernandes.patricinha@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126672 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4209 "inscrito_id" => 5513 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA LEITORA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS" "resumo" => "Trata-se de uma proposta de investigação de Pós-doutorado que aspira responder, se as tecnologias digitais têm relação com a crise da leitura e como ela ecoa no ensino superior, uma vez que, na atualidade as tecnologias digitais se consolidam no cenário educativo sendo possível acessar, aprender e trocar informações via redes digitais, ampliando assim o discurso pedagógico e as pesquisas no campo da educação. Nesta perspectiva, no Brasil, tais tecnologias foram incorporadas no ambiente escolar através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aponta a importância em competência digital como parte integrante da formação do estudante. Contudo, alguns estudos (LIMA, M. R. de.; SILVA, P. H. S. da.; SARTORI, A. T., 2024; LUNARDELLI, A. F.; MAIA, A. F., 2024; NORONHA, A. C. C. 2024) apontam preocupação quanto ao uso exagerado das tecnologias digitais por crianças e jovens e sua consequência no processo de ensino aprendizagem. Se por um lado, as transformações exercidas pelas tecnologias digitais têm possibilitado de forma intensa e quase instantânea a interação da educação com a cultura, uma vez que, podem atuar como instrumentos de monitoramento e controle que implicam ainda em questões ligadas a privacidade, a ética e aspectos sociais, além de poder desencadear em processos de dessubjetivação e de perdas cognitivas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cujo objetivo é conhecer e descrever as características do fenômeno e a sua relação entre determinadas variáveis. Por fim, o estudo enfatiza que não se pretende colocar as tecnologias digitais como vilã no processo de ensino aprendizagem, o que se busca é dar-lhe seu protagonismo sem esquecer dos demais, uma vez que a escola é um ambiente composto por vários atores, contextos e circunstâncias. Apontar seus limites de integração pode ser o primeiro passo para a promoção de uma educação que atenda às necessidades e os desafios contemporâneos, o que não se limita ao uso exclusivo de tecnologias digitais, daí ser importante se atentar na escola como um espaço entre passado e futuro, isto é, como um ambiente dinâmico e plural, a qual a inovação não pode ser a única protagonista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5513_TB4209_05112025142345.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA VERÔNICA NASCIMENTO DIAS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "PATY FERNANDES" "autor_email" => "fernandes.patricinha@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }