REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124819 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 3289 "titulo" => "REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente estudo analisa a formação de professores, com ênfase na disciplina Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O objetivo foi descrever as reflexões e vivências obtidas nessa disciplina no contexto da formação docente em Educação Física. Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, descrito por meio de observação e registros em diário de campo. A experiência foi conduzida em uma escola pública municipal da cidade de Castanhal/PA, com turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental anos finais. As aulas de Educação Física ocorriam na sala e no ginásio, sendo os conteúdos Ginástica e Jogos eletrônicos. Durante o estágio, foi realizada uma regência na turma do 7º ano, que consiste em uma aula ministrada pelos estagiários, abordando a Ginástica de Condicionamento Físico. No processo de observação e registros das aulas, notou-se a importância do estágio supervisionado que representa uma etapa crucial na articulação entre teoria e prática, promovendo reflexões sobre gestão de sala de aula, planejamento de atividades que auxilia na construção de uma prática docente que seja democrática, inclusiva e consciente. Os desafios enfrentados no estágio, como lidar com turmas heterogêneas, adaptar conteúdos às realidades dos alunos e mediar conflitos, enriquecem a formação docente. Além disso, a experiência permite aos estagiários compreenderem as especificidades da prática pedagógica e desenvolverem competências. Nesse sentido, concluiu-se que o estágio supervisionado é indispensável na formação de professores, ao proporcionar reflexões sobre metodologias, estratégias pedagógicas e tecnológicas educacionais, preparando os licenciados para desafios e demandas do ensino contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3289_TB92_15102025095316.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFANE LORRANE MARINHO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "STHEFANE" "autor_email" => "lorranesthef06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124819 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 3289 "titulo" => "REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente estudo analisa a formação de professores, com ênfase na disciplina Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O objetivo foi descrever as reflexões e vivências obtidas nessa disciplina no contexto da formação docente em Educação Física. Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, descrito por meio de observação e registros em diário de campo. A experiência foi conduzida em uma escola pública municipal da cidade de Castanhal/PA, com turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental anos finais. As aulas de Educação Física ocorriam na sala e no ginásio, sendo os conteúdos Ginástica e Jogos eletrônicos. Durante o estágio, foi realizada uma regência na turma do 7º ano, que consiste em uma aula ministrada pelos estagiários, abordando a Ginástica de Condicionamento Físico. No processo de observação e registros das aulas, notou-se a importância do estágio supervisionado que representa uma etapa crucial na articulação entre teoria e prática, promovendo reflexões sobre gestão de sala de aula, planejamento de atividades que auxilia na construção de uma prática docente que seja democrática, inclusiva e consciente. Os desafios enfrentados no estágio, como lidar com turmas heterogêneas, adaptar conteúdos às realidades dos alunos e mediar conflitos, enriquecem a formação docente. Além disso, a experiência permite aos estagiários compreenderem as especificidades da prática pedagógica e desenvolverem competências. Nesse sentido, concluiu-se que o estágio supervisionado é indispensável na formação de professores, ao proporcionar reflexões sobre metodologias, estratégias pedagógicas e tecnológicas educacionais, preparando os licenciados para desafios e demandas do ensino contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3289_TB92_15102025095316.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFANE LORRANE MARINHO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "STHEFANE" "autor_email" => "lorranesthef06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }